Por Redação Engeplus
Em 21/03/2019 às 15:45Uma turma de 30 alunos das redes públicas de Maracajá, com idades entre 12 e 14 anos, terão a oportunidade, neste ano, de integrar o Programa Protetor Ambiental, institucionalizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que proporciona formação de 180 horas/aula. A oportunidade foi garantida em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 20, em encontro de representantes da corporação, administração municipal de Maracajá e de uma das escolas estaduais do município.
Para realizar o programa, executado pela Polícia Militar Ambiental, são fornecidos pela PMSC, com recursos do Ministério Público Estadual, uniforme, boné, cantil, botas de couro, agenda e material didático. A corporação também se responsabiliza pelos recursos humanos para ministrar aulas teórica e práticas e saídas de estudos. A Prefeitura de Maracajá fica responsável pelo transporte e lanche dos participantes. As aulas são semanais, no contra turno escolar, informa o cabo Leandro Ghelere, da PM Ambiental, que apresentou o projeto.
As secretárias de Meio Ambiente e Turismo e de Administração e Finanças, Gisele Dal Pont e Marluci Vitali, além da diretora do Departamento de Educação, Cristiane Sant`Ana e da diretora da Escola Estadual Eufrásio Avelino Rocha, Dirlene Pedroso, aprovaram a iniciativa e garantiram a parceria. O próximo passo, salientou a sargento Roberta Matos, é divulgar o programa nas quatro escolas - duas de cada rede pública - e agendar o processo seletivo que definirá os 30 participantes do programa neste ano.
A estrutura e atividades da Polícia militar, ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, de flora e de fauna, legislação ambiental, unidades de conservação integram o conteúdo programático da formação. Atividades extracurriculares, como visitas educativas a Unidades de Conservação, Museu de Zoologia, trilhas ecológicas e noções de aspectos regionais, culturais, cidadania e civismo completam o programa.
"Após a conclusão do programa espera-se que estes jovens possam ser multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em sua formação e podendo levar para a sua comunidade no relacionamento com colegas de escola e familiares a importância da preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações", acrescenta o cabo Ghelere. A previsão é que a aula inaugural ocorra na primeira quinzena de maio próximo.
Colaboração: Prefeitura Maracajá
Leia mais sobre:
Maracajá,
ambiente,
Polícia Militar Ambiental,
pmsc,
Polícia Militar de Santa Catarina,
Programa Protetor Ambiental.
Sustentabilidade
Tecnologia ambiental
Meio ambiente
Meio ambiente
Meio ambiente
Balneabilidade
Dia mundial da água
Meio ambiente
Tecnologia ambiental
Dia mundial da água
Meio ambiente