Julho

Julho: começou o mês mais frio do ano

Confira a previsão do tempo para o sétimo mês do ano

Por Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br

Em 01/07/2014 às 17:22
imagem da noticia
Foto: Rosemar De Nez

Iniciou nesta terça-feira, dia 1º, o sétimo e o mês mais frio do ano. Neste período, a temperatura média mensal não passa dos 15°C. Os termômetros marcam 14,7°C com as mínimas da noite de 9,1°C e as tardes de 22,6°C. Entretanto, segundo o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, este ano, por influência do El Niño não é esperado um frio tão intenso. “É claro que o frio vai acontecer, mas não com temperaturas extremas no litoral Sul de Santa Catarina, chegando ao 0°C”.

Julho é um mês que chove mais do que a região necessita, pois, a precipitação chega aos 106 milímetros e evaporam-se apenas 35. “Isso mantém os solos úmidos e saturados de água. Este ano, com a influência do El Niño poderá chover um pouco mais que o normal”, alerta. Julho continua sendo o mês do nevoeiro na madrugada e no amanhecer por causa da umidade relativa do ar, que alcança os 100% à noite. “Combinando umidade com as noites frias forma-se o nevoeiro”, explica o climatologista.

Sônego lembra, ainda, que no dia 15 de julho encerra oficialmente a pesca da tainha no litoral, começando o período de defeso e, posteriormente, a temporada das anchovas e corvinas. Na agricultura, é época de dormência (repouso) dos parreirais de uvas, pessegueiros e ameixeiras. Neste mês, as terras para o plantio de arroz em setembro são preparadas e o cultivo do fumo no campo continua. Já os bananais produzem menos. “Os bananicultores torcem para que as geadas não ocorram para que as bananeiras não sejam prejudicadas”, finaliza. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Clima