InternetData CenterAssinante

Julho: começou o mês mais frio do ano

Confira a previsão do tempo para o sétimo mês do ano
Julho: começou o mês mais frio do ano
Foto: Rosemar De Nez
Por Douglas Saviato Em 01/07/2014 às 17:22

Iniciou nesta terça-feira, dia 1º, o sétimo e o mês mais frio do ano. Neste período, a temperatura média mensal não passa dos 15°C. Os termômetros marcam 14,7°C com as mínimas da noite de 9,1°C e as tardes de 22,6°C. Entretanto, segundo o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, este ano, por influência do El Niño não é esperado um frio tão intenso. “É claro que o frio vai acontecer, mas não com temperaturas extremas no litoral Sul de Santa Catarina, chegando ao 0°C”.

Julho é um mês que chove mais do que a região necessita, pois, a precipitação chega aos 106 milímetros e evaporam-se apenas 35. “Isso mantém os solos úmidos e saturados de água. Este ano, com a influência do El Niño poderá chover um pouco mais que o normal”, alerta. Julho continua sendo o mês do nevoeiro na madrugada e no amanhecer por causa da umidade relativa do ar, que alcança os 100% à noite. “Combinando umidade com as noites frias forma-se o nevoeiro”, explica o climatologista.

Sônego lembra, ainda, que no dia 15 de julho encerra oficialmente a pesca da tainha no litoral, começando o período de defeso e, posteriormente, a temporada das anchovas e corvinas. Na agricultura, é época de dormência (repouso) dos parreirais de uvas, pessegueiros e ameixeiras. Neste mês, as terras para o plantio de arroz em setembro são preparadas e o cultivo do fumo no campo continua. Já os bananais produzem menos. “Os bananicultores torcem para que as geadas não ocorram para que as bananeiras não sejam prejudicadas”, finaliza.