Crise

JBS fecha e vai demitir centenas em Morro Grande

Por Denis Luciano - denis.luciano@engeplus.com.br

Em 22/08/2017 às 16:35
imagem da noticia
Foto: Arquivo Engeplus

A JBS Alimentos terá uma unidade a menos no sul de Santa Catarina a partir de 1º de novembro. A direção da empresa comunicou ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) o fechamento da unidade de Morro Grande. O último dia de operação será em 31 de outubro. Com isso, mais de 500 postos de trabalho serão perdidos.

“Essa é uma negociação que vem se arrastando há 90 dias. Tentamos algumas saídas, não foi possível”, lamenta o diretor do sindicato, Célio Elias. “E eles vão fechar mais unidades no Brasil, não as da região, já que as de Forquilhinha e Nova Veneza são de ponta, altamente rentáveis”, observa, assegurando que não existe risco de cortes de vagas nas duas unidades que restarão na região. O argumento é a crise econômica aliada ao impacto da operação Carne Fraca, que reduziu os negócios da empresa.

Só em Morro Grande, quase 400 demitidos

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Em Morro Grande o impacto será forte. A empresa conta atualmente com 740 trabalhadores e seguramente mais de 500 perderão seus empregos. “A JBS manterá somente a unidade de rações, que emprega 40 a 50 pessoas, e vai transferir alguns”, aponta o sindicalista. Somente de Morro Grande serão quase 400 moradores com risco de perder o emprego na JBS. “Há gente ainda de Forquilhinha, Meleiro, Araranguá, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva”, informa.

Com o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) já está havendo a negociação das rescisões dos contratos e há, em paralelo, tratativas com os avicultores que fornecem para a unidade a ser fechada. A tendência é que eles também sejam indenizados por conta da rescisão dos contratos. A JBS de Morro Grande abatia de 107 a 110 mil frangos por dia até setembro do ano passado quando, por conta da crise, havia reduzido a produção para cerca de 55 mil aves.

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Economia