Folclore

Escolas de Içara e Cocal do Sul são destaque no site do MEC

Práticas na escola que têm o folclore brasileiro como temas

Por Ana Paula Cardoso - anacardoso@engeplus.com.br

Em 24/01/2014 às 16:16
imagem da noticia
Foto: Blog da EMEF Demétrio Bettiol

Duas escolas públicas do Sul do Estado são destaque no site do Ministério da Educação (MEC) por conta das práticas na escola que têm o folclore brasileiro como temas.

Em Cocal do Sul, eventos promovidos pelas escolas em épocas de festas juninas e julinas e na Semana do Folclore, em agosto, são aguardados com ansiedade pela comunidade. O professor Rodrigo Cardoso, oordena o grupo do Boi na escola Demétrio Bettiol. Além de cuidar da parte musical, ajuda na confecção dos personagens. Ele leciona em três escolas do município diz que o que mais chama a atenção é o envolvimento dos alunos nesses eventos culturais. “Notamos o orgulho de cada um nas apresentações e nos ensaios”. Professor de artes no Colégio Cocal e de musicalização nas escolas municipais de ensino fundamental Cristo Rei e Demétrio Bettiol, Rodrigo trabalha com diversos temas, mas o que mais o emociona é o Boi de Mamão, manifestação folclórica típica de Santa Catarina, que envolve dança e cantoria. O grupo é convidado, com frequência, a fazer apresentações em outras escolas e instituições e já se apresentou em municípios vizinhos. Rodrigo atua no magistério há 14 anos. Nas aulas, ele procura sempre estimular a troca de experiências com os alunos. O professor também usa recursos de vídeo e de áudio.

Em Içara, na Escola Municipal de Educação Fundamental Quintino Rizzieri, trabalhos sobre folclore são rotineiros para os mais de 800 alunos. A diretora da instituição, Jaqueline dos Santos, considera o folclore importante para resgatar a cultura do povo e excelente meio de transmissão de conhecimento. Para ela, que está há 27 anos no magistério, o fato de a cultura catarinense apresentar tanta diversidade contribui para que os estudantes venham a ser cidadãos que conheçam e saibam conviver com as diferenças.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Em 2013, ano em que Içara foi sede da 20ª edição da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (Açor), os professores desenvolveram temas ligados a essa cultura, como o folguedo do Boi de Mamão, a Festa do Divino Espírito Santo, artesanatos, lendas e brincadeiras infantis. Uma das atividades foi a realização de evento que incluiu palestra da escritora local Iêde Cardoso dos Santos sobre o livro O Bicho-Papão Não é Mais Aquele. “Várias apresentações marcaram o dia em homenagem à escritora, valorizando a cultura de um povo passada de geração em geração”, ressalta Jaqueline, que tem graduação em educação física e pós-graduação em atividade física e saúde.

As crianças apresentaram paródias com personagens do folclore, músicas e coreografias de incentivo à leitura e participaram de exposições de bichos-papões confeccionados com materiais reutilizados.

Os textos do Portal do Professor são de Fátima Schenini.

Acompanhe a reportagem de Içara

Acompanhe a reportagem de Cocal do Sul

Colaboração: Ana Lúcia Pintro

Leia mais sobre:

portal do professor,

escolas do sul do estado destaque no site do mec.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Educação