Cubo Mágico

Estudantes de Cocal resolvem quebra-cabeça 3D

Desafio de montar o Cubo Mágico celebra 40 anos do brinquedo

Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br

Em 20/05/2014 às 09:43
imagem da noticia
Foto: Ana Lúcia Pintro

Quem nunca se arriscou a "resolver" o Cubo Mágico que atire a primeira pedra. Nessa segunda-feira, a tradicional página inicial do buscador do Google teve como tema o Cubo Mágico, que celebra 40 anos de sua criação pelo húngaro Ernő Rubik. O famoso quebra-cabeça tridimensional é um brinquedo  de baixo custo, acessível e confeccionado em plástico e com seis lados com cores diferentes. Após misturadas as peças, o objetivo do jogo é deixar novamente cada face do cubo com apenas uma cor.

Estudantes e professores de matemática da Rede Municipal de Educação de Cocal do Sul comemoraram os 40 anos da criação do Cubo de Rubik ultrapassando o número de 40 alunos capazes de montar o cubo tradicional.  “Dentro do projeto Clubinho de Matemática temos como meta ensinar os alunos da EEF Demétrio Bettiol e EEF Cristo Rei a montarem o cubo mágico. Nos encontros semanais uma parte do tempo da aula é dedicada a explicação dos procedimentos para a montagem. Apesar de faltar mostrar a última das sete etapas, justamente hoje, quando se comemora os 40 anos da criação do cubo mágico, ultrapassamos o número de 40 alunos que são capazes de montá-lo sem auxílio. Foi uma coincidência maravilhosa.”, explica a professora Maria Albertina Guizzo.

Muitos estudantes já pegaram a "manha", a aluna Paula Guollo é uma delas e já ensinou muitos colegas. Ela fica na biblioteca da escola à disposição dos interessados em aprender, dois dias por semana, durante o recreio. Eles também estudam os passos assistindo vídeos na internet e usando apostilas. O Cubo Mágico ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a compreender o que são algorítmos e a interpretar melhor problemas que envolvem geometria espacial. Além de tudo, descobrem o valor de partilhar conhecimentos e de ter persistência para atingir objetivos.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Com informações de Ana Lúcia Pintro

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Educação