Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br
Em 22/05/2014 às 11:21Preparados para esbanjar conhecimento em matemática, 500 alunos das escolas municipais de Cocal do Sul participarão da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A prova está marcada para o dia 27 de maio. Em 2013, 10 alunos conquistaram menções honrosas e um alcançou a medalha de bronze no município.
O projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação atende alunos das Séries Finais das Escolas Municipais Cristo Rei e Demétrio Bettiol. Mais de 100 alunos se preparam desde o início do ano para mais um desafio. Com duas aulas semanais no contra turno, as oito turmas se dedicam ao aprendizado, macetes e dúvidas para irem mais além. As oito turmas formadas são atendidas pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina Guizzo e Ana Lúcia Pintro. Com a chegada do dia, a ansiedade dos alunos aumenta, como é o caso da aluna Isabela de Oliveira. “Estou me dedicando por inteiro. Quero ser a primeira menina medalhista do município”, afirmou.
Segundo a professora Ana Lúcia a região ainda não dá a devida atenção a esta oportunidade. “Estamos trabalhando e incentivando a cada ano a participação dos alunos. Esse ano esperamos chegar ainda mais além. Contudo, o mais importante não são as menções honrosas ou as medalhas que desejamos vê-los recebendo, mas sim, o conhecimento matemático que por eles é assimilado através de resolução de questões, da discussão de estratégias para resolver problemas, de jogos, de vídeos e de atividades práticas”, ressaltou.
Programa de Iniciação Científica
Hoje, pela primeira vez, acontece em Criciúma o pólo do PIC (Programa de Iniciação Científica). Estudantes de vários municípios estão se reunindo para estudar matemática, sendo que a maioria é medalhista. O aluno Mateus Bez Fontana de Cocal do Sul, conquistou no ano passado a medalha de bronze. O prêmio o motivou e este ano a dedicação é ainda maior. “Eu acho que é uma boa oportunidade para ampliar os conhecimentos em matemática, sendo que lá a gente aprende coisas que nem no ensino médio é ensinado. É um pouco difícil o que eles ensinam, complicado de entender, mas com um pouco de esforço dá pra tirar bastante proveito”, afirmou Mateus.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt/Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul
Leia mais sobre:
Cocal do Sul,
alunos,
escolas,
matematica,
500,
OBMEP,
municipais.
Formação cidadã
Empatia e respeito
Educação
Atenção, estudantes
Criciúma
Empatia e respeito