Por Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br
Em 18/08/2017 às 14:51“Posso dizer que aqui sou feliz”. Foi assim, emocionada, que Marlene Pizzeti de Souza resumiu seus 23 anos de professora e cinco anos como diretora da escola Dionízio Milioli. Neste sábado, alunos e ex-alunos, professores, funcionários e familiares se reunirão para celebrar os 30 anos de história da unidade escolar em Criciúma.
Atualmente a Dionízio Milioli – localizada no bairro Ana Maria - atende cerca de 450 alunos do 1º ao 9º ano. Nos últimos 30 anos, as salas de aula e pátio – e até mesmo um bambuzal - testemunharam milhares de histórias diferentes, das quais professores e alunos se orgulham. “Em nossa última reforma e ampliação, pedimos para que o bambuzal continuasse aqui, pois já faz parte de nossa história. Ele cresceu a partir de uma muda trazida do Paraná”, conta Marlene.
Entre as histórias que nasceram e cresceram entre as paredes da unidade escolar está a do casal Wagner da Rocha Mattos e Fernanda de Souza Mattos, que foram alunos de 1990 a 1999. “Aqui eles se conheceram, começaram a namorar e atualmente são casados. Wagner e Fernanda são pais de Kauã, que também é nosso aluno hoje em dia”, conta a diretora Marlene. O casal será um dos homenageados na Festa da Família que acontece neste sábado.
A professora Edineia Reginaldo Freitas chegou na Dionízio Milioli há 25 anos como estagiária, e hoje é a atual orientadora educacional da instituição. Ela ressalta a credibilidade da escola diante da comunidade. “Ao longo de todos estes anos, nunca houve trabalho isolado aqui. Sempre trabalhamos em equipe, e foi esta trajetória que fez a escola crescer. O prédio aumentou aos poucos, mas isso é relativamente fácil de ser feito. O difícil mesmo é fazer crescer uma equipe harmoniosa como a nossa.”
“A minestra está deliciosa.”
Durante a visita do Portal Engeplus à escola, os alunos estavam em horário de almoço. Prato do dia: minestra. “A minestra está deliciosa”, justificou um deles ao pedir para repetir. O elogio foi feito direto às merendeiras, que começam o trabalho bem cedo para garantir uma comida com sabor diferenciado aos pequenos.
Os temperos responsáveis pelo elogio? Vêm do “hortim” da escola, um projeto recente através do qual alunos e professores utilizaram uma área da instituição para plantar flores no jardim e fazer uma horta. “Os temperos cultivados aqui são utilizados na cozinha. Antes esta área era apenas terra, onde eles acabavam correndo e se sujando antes de voltar à sala de aula. Agora, muitos preferem passar o tempo aqui, cuidando do nosso hortim”, conta Marlene.
Preparação para Obmep
Nos últimos anos, uma equipe de alunos da escola tem participado da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Neste ano, 14 dos estudantes passaram para a segunda fase da competição. Eles se reúnem todas as quartas-feiras na biblioteca para um grupo de estudo com a professora Marlene Beloli.
A Festa da Família
Para celebrar as conquistas destes 30 anos, a unidade de ensino realiza neste sábado, dia 19, das 14 às 18 horas, a Festa da Família.
Uma galeria de fotografias de gestores da unidade escolar estará à disposição dos visitantes. O evento também contará com brechó, apresentações artísticas, exposições de trabalhos e corte do bolo de aniversário.
Leia mais sobre:
Escola,
Comemoração,
dinízio milioli.
Educação
Educação
3ª edição
Atenção, estudantes