Tigre

FCF afasta auxiliar que anulou gol do Criciúma

Presidente Angelotti confirma a punição. É o terceiro suspenso no Estadual

Por Denis Luciano - denis.luciano@engeplus.com.br

Em 30/03/2017 às 09:58
imagem da noticia
Foto: Reprodução / PFC

O auxiliar de arbitragem Éder Alexandre, que anulou um gol legal do Criciúma ontem, contra o Figueirense, está afastado do restante do Campeonato Catarinense. A decisão foi confirmada na manhã desta quinta-feira pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti.

“Está afastado. Foi um erro grave. De novo, um bandeirinha anulou um gol legítimo no campeonato”, comentou. Angelotti fez contato com o departamento de arbitragem da FCF nesta manhã. “Me disseram que foi um erro pontual. Decidi afastar e vamos chamar esse também para conversar”, disse o presidente, antecipando que o auxiliar será convocado para dar explicações. O dirigente reitera que o mesmo expediente já foi adotado com os árbitros André Back e Édson dos Santos, afastados do Estadual por erros contra Barroso e Tubarão, a favor de Figueirense e Avaí em rodadas anteriores.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

SC importando
árbitros

Angelotti cogita a hipótese de Santa Catarina voltar a importar árbitros, como já fez no passado. “Pediram chance à nossa arbitragem, a gente deu essa chance. Mas os erros estão sendo muitos, e com os afastamentos e vetos já estamos ficando com poucas opções para montar a escala”, observa o presidente. 

Ele cita que terminam em 2018 os contratos da FCF com os árbitros Héber Roberto Lopes (que apitou Criciúma 0x0 Figueirense, ontem) e Sandro Meira Ricci, os dois casos vigentes de importação. “O Ricci está servindo à Conmebol e só poderemos utilizá-lo nas duas últimas rodadas”, informa. “Eu não gostaria de trazer de fora, mas parece que vai ser necessário”, pontua.

Está difícil
montar a escala

Com os problemas, Angelotti já antevê dificuldades para montar o sorteio da escala de arbitragem a ser realizado hoje visando a rodada do final de semana, quando o Criciúma visita o Almirante Barroso em Itajaí. “Estamos com poucas opções”, reconhece. “Não temos tantos árbitros assim”, pondera. Angelotti aprovou a atuação de Célio Amorim no final de semana no Majestoso, na vitória do Criciúma sobre o Inter de Lages por 1 a 0. “Mas o Inter reclamou de um gol, segundo eles, mal anulado. Mandou vídeo e tudo”, revelou.

Ainda sobre árbitros em jogos do Criciúma, o dirigente salientou dificuldades nas relações de William Machado Steffens e Bráulio Machado com o clube, em função de reclamações recentes de dirigentes e até do técnico Deivid, que acabou suspenso por um mês por conflitos. “O Rodrigo Dalonso foi bem contra o Brusque”, lembrou. Na foto abaixo, Éder Alexandre, o auxiliar suspenso e que errou contra o Tigre, està à esquerda na foto, ao lado do goleiro Luiz.

Árbitros vem
condicionados?

“Está parecendo que, por ser o presidente da Federação de Criciúma, os árbitros vão para os nossos jogos condicionados, pois não podem errar a favor, e acabam errando contra”. A tese foi defendida ontem, após o jogo contra o Figueirense, pelo diretor jurídico do Criciúma, Albert Zilli dos Santos. “O que fizeram conosco foi um escãndalo”, definiu o dirigente.

Angelotti conta que indagou isso à comissão de arbitragem nesta quinta. “Estão errando muito contra o Criciúma”, disse. “Nunca falei nada com árbitros sobre jogos em Criciúma, nem a favor, nem contra. Eles estão à vontade e sem qualquer pressão”, garante. O presidente lembra que a FCF investiu muito na pré-temporada e na qualificação dos árbitros. “É o que podemos fazer. Treinar, orientar, oferecer palestras, cobrar. No final do turno, fizemos uma coletânea dos erros do turno e entregamos em vídeo para todos. Estamos trabalhando”, concluiu.

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes