InternetData CenterAssinante

Içara firma pacto de geminação com Lajes das Flores

Protocolo com cidade portuguesa foi assinado nesta segunda-feira
Içara firma pacto de geminação com Lajes das Flores
Foto: Marcelo de Bona
Por Marcelo De Bona Em 07/03/2016 às 23:48

Içara e a cidade portuguesa de Lajes das Flores firmaram um pacto de geminação. O protocolo de cidades-irmãs foi assinado nesta segunda-feira e tem o objetivo de aprofundar os laços afetivos, históricos e sociais, além de promover o intercâmbio cultural e institucional.

Localizada no arquipélago de Açores, Lajes das Flores foi fundada em 1515, e tem cerca de 1,5 mil habitantes. “Temos uma veia histórica comum. Queremos criar canais de comunicação. Laje das Flores é pequena, mas temos uma natureza exuberante, um patrimônio natural bastante rico, reconhecido como reserva da Unesco. As principais atividades econômicas estão ligadas a agriculta, pecuária e pesca. Nos últimos anos, o turismo também ganhou um pouco de expressão”, informa o presidente da Câmara Municipal, o equivalente a prefeito, Luís Maciel.

Nesta noite, em sessão solene na Câmara de Vereadores, também foi criada a Rota Cultural Açoriana. A estrada liga a comunidade de Sanga Funda ao Campo Mãe Luzia, no limite com Araranguá. "Já estamos pavimentando um trecho representativo desta rota, com cerca de 4,5 km. Esta rota irá incentivar a produção dos afazeres culturais da etnia na região que foi o berço da colonização açoriana em Içara", destaca o prefeito Murialdo Gastaldon.

Ainda de acordo com o prefeito, mais três pactos de geminação estão sendo alinhavados com cidades representantes das etnias que colonizaram Içara. “A colonização italiana também é muito forte em Içara, nossa ideia é fazer a geminação com Arezzo, que é a cidade de onde veio a imagem do padroeiro: São Donato. Com a etnia afrodescendente, a ideia é que seja com Luanda, a capital de Angola. E com a etnia polonesa, que é muito forte na cidade, a associação deles está na dúvida entre Varsóvia e Cracóvia”, revela Gastaldon.