InternetData CenterAssinante

Pela Informática, até depressão de idosos é combatida

Pela Informática, até depressão de idosos é combatida
Foto: Divulgação
Por Denis Luciano Em 15/05/2017 às 14:37

Pense em uma senhora de 83 anos diante de um computador maravilhada com o movimento do mouse, o acender da tela, os recursos que o teclado e uma página no navegador aberta oferecem. A inclusão da terceira idade por intermédio da Informática está no projeto de extensão “Informática para a Melhor Idade”, promovido pela Unesc.

“Estamos desde 2013 oferecendo este projeto pelo qual já passaram algumas centenas de idosos, inclusive uma senhora de 83 anos, a mais idosa que já esteve conosco”, comenta a coordenadora, professora Merisandra Cortes de Mattos Garcia. São aulas gratuitas de Informática com oferta de conhecimentos básicos de uso dos computadores e redes sociais. 

“Notamos que os idosos que participam ficam muito felizes de serem lembrados e incluídos, já que por esses meios eles acham novas formas de se comunicar com amigos e familiares”, detalha a coordenadora. Até a depressão acaba, por conseqüência, sendo minimizada. “Sim, eles se sentem acompanhados e acolhidos”, confirma Merisandra.

Serão duas turmas, em um total de 44 vagas oferecidas, com duas aulas semanais nas quais trabalham dois professores e monitores. Para participar é preciso ter no mínimo 60 anos e fazer a inscrição até quarta-feira na sala 8 do Bloco XXI A da Universidade, apresentando documentos e comprovante de residência.