Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 17/06/2019 às 09:26Inicia nesta semana a execução do projeto que prevê a instalação de quase cinco mil lâmpadas de LED em Criciúma. A obra foi licitada em maio e recebe um investimento superior a R$ 7 milhões. A mudança começará pelos principais acessos ao município, como a rodovia Luiz Rosso, as avenidas Luiz Lazzarin, Centenário e dos Imigrantes, além do Anel de Contorno Viário da área Central, que engloba as ruas São José, Marechal Deodoro e Anita Garibaldi.
Após esta primeira etapa, a instalação chegará ao Parque das Nações e depois aos bairros. A rua José Henrique Mezzari, que recebe o projeto Rua da Gente, foi a primeira da cidade a receber lâmpadas de LED. E o Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, também já possui este tipo de iluminação
Como projeto experimental, a Prefeitura já realizou instalação de lâmpadas de LED no bairro São Roque. ‘Escolhemos este bairro porquê é pequeno e não tinha muita iluminação. Queríamos testar. Melhorou bastante a luminosidade. Queremos evitar vandalismos e aumentar a segurança”, explicou a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.
A lâmpada utilizada é um material importado e chega para agregar maior durabilidade e menor consumo. Em relação a lâmpada convencional, que possui durabilidade de 20 a 22 mil horas, a luminária de LED é mais eficiente podendo durar 60 mil horas. Em entrevista para o Portal Engeplus, no mês de abril, o prefeito Clésio Salvaro estimou uma economia de até 40% na Contribuição para o Custeio de Serviços de Iluminação Pública (Cosip).
A economia, em um primeiro momento, não chegará ao consumidor final uma vez que este processo demanda análise e aprovação da Câmara de Vereadores. Para os contribuintes, o percentual da Cosip que é pago na conta de luz está calculado sobre o consumo de sua unidade e não da iluminação pública.
Leia mais sobre:
cosip,
led,
Clésio Salvaro,
Rua da Gente.
Bairro Boa Vista
Atração gratuita
Cooperativismo
Criciúma
Balneário Rincão
Aprendizado
Bairro Boa Vista
Balneário Rincão