Serra da Rocinha

Ministro da Infraestrutura reafirma que obras da BR-285 serão concluídas ainda este ano

O projeto compreende 30,4 km de obras entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Por Redação Engeplus -

Em 06/07/2020 às 15:27
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Foto: Ricardo Botelho/Ministério da Infraestrutura

Após assinar o contrato de concessão da rodovia BR/101/SC (Paulo Lopes-Divisa/RS) com a operadora Concessionária Catarinense de Rodovias (CCR), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, visitou, na manhã desta segunda-feira, dia 6, as obras da Serra da Rocinha. Acompanhado do coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Daniel Freitas, da vice-governadora Daniela Reinehr e de outros parlamentares, Freitas observou os trabalhos de implantação e pavimentação da BR-285/SC, no trecho 49, em Timbé do Sul, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o responsável pelas melhorias.

O projeto de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC compreende 30,4 km de obras entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Lote 1, em São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, são 8,3 km de traçado independente do trecho existente. Já o Lote 2, em Timbé do Sul, onde foi realizada a visita técnica, conta com 22 km, incluindo a construção de duas pontes e quatro viadutos, a implantação de um contorno na área urbana do município e a pavimentação da Serra da Rocinha. “Os trabalhos estão bem avançados e até dezembro deste ano devemos estar entregando as obras prontas, que trarão mais segurança e agilidade para quem utiliza a estrada”, disse o ministro.

Segundo Daniel Freitas, coordenador da bancada catarinense, desenvolver as obras de infraestrutura nas rodovias federais são umas das principais prioridades do Estado. “Tenho certeza de que os parlamentares, unidos, irão contribuir para que essas metas sejam atingidas, e que o mais rápido possível tenhamos as nossas rodovias em melhores condições", agradeceu o parlamentar.

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A BR-285 tem 744,3 km de extensão entre Araranguá (SC) e São Borja (RS), na fronteira com a Argentina, onde se conecta com a Ruta Nacional 14 através da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai. A rodovia tem entre suas principais funções proporcionar mobilidade ao tráfego de longa distância, além de promover a ligação de municípios da região norte gaúcha e do extremo sul catarinense. A rodovia trará ainda outros benefícios como a expansão econômica da região, o crescimento da atividade turística e a criação de um novo corredor para o escoamento da produção agrícola.

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