Frio em SC

Temperatura atingiu -8°C na Serra catarinense; no Sul houve formação de geada em diversos municípios

Nova formação de geada nas próximas noites traz preocupação para o setor agrícola

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 28/07/2021 às 11:47
imagem da noticia
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

A previsão de frio rigoroso no estado se confirmou e a temperatura atingiu -8°C no Morro da Igreja, na Serra catarinense. Já no litoral Sul, o amanhecer desta quarta-feira, dia 28, foi com 2°C em Criciúma, Urussanga, Jaguaruna e Tubarão, em todos eles teve registro de geada rasteira que não provocou danos para a agricultura.

De acordo com o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, a onda de frio deve se intensificar entre quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, com nova formação de geada no Sul do estado e temperaturas congelantes na Serra. “Pode chegar no negativo no amanhecer da quinta e na sexta-feira também. O mar está alto e a tendência é crescer nos próximos dias em função da frente fria”, explica.

Embora tenha atingido com mais rigor pontos altos do estado, o frio no litoral, em áreas  de geada (mesmo que rasteira), derrubou a temperatura para 0°C. “Aqui no litoral surpreendeu, deu 2°C em Criciúma, Urussanga, Jaguaruna e Tubarão. Em Jaguaruna chamou atenção porque a estação fica a cerca de um quilômetro do oceano atlântico. Pensa que deu geada em cidades balneárias, geada rasteira que afeta mais o gramado. A temperatura do abrigo deu 2°C, mas como formou geada no gramado, esses pontos chegaram a 0°C”, explica.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A preocupação é que o frio mais intenso provoque geadas mais rigorosas, sobretudo em áreas agrícolas, provocando danos para diversas culturas. Por outro lado, Sônego explica que o frio no Sul não deve ser suficiente para provocar danos em canos da rede de abastecimento de água.

“Aqui na região é difícil, talvez em localidades mais altas, como no bairro Belvedere em Urussanga, mas é difícil. Serão três noites de frio, mas durante a tarde aumenta para 15°C, com sol. Houve geada na região, mas por enquanto não causou danos na agricultura e o medo é que hoje a noite tenha nova geada que poderá causar danos na cultura da banana, pitaya, maracujá e também em animais”, pondera.

Abaixo, confira as menores temperaturas registradas em SC, conforme monitoramento da Defesa Civil:

Leia mais sobre:

Santa Catarina,

frio,

geada,

Serra Catarinense,

Inverno,

litoral Sul.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral