Por Jessica Rosso - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 26/04/2021 às 13:25Há três minutos do Centro de Criciúma, está o bairro Mina do Mato. A localidade tem muitas ruas pavimentadas, com um colégio estadual, ginásio de esportes, um campo de futebol, uma Unidade de Saúde, além de outros estabelecimentos que fazem parte da história do local. A reportagem do Portal Engeplus visitou a comunidade, andou pelas ruas, conversou com moradores sobre os pontos positivos e quais são as reivindicações sociais.
A principal via do bairro é a rua Clarinda Milioli de Lucca. É nela que estão localizados dois dos estabelecimentos mais antigos da comunidade, o Mercado de Lucca e o bar da moradora Romilda Negro. O estabelecimento foi de seu falecido pai.
Dona Romilda, aos 67 anos, conta que precisou sair do trabalho para ajudar o pai no bar, pois ele havia sofrido um AVC e depois faleceu aos 83 anos de idade. Na época passou a cuidar da mãe e de duas tias que também ficaram doentes com a idade. Se passaram 25 anos, ela mudou o bar de local, mas continua lá, recebendo os fregueses durante todo esse tempo. "A senhora pretende continuar?" perguntou a reportagem. "Até quando não der mais", disse ela.
Foto: Moradora Romilda Negro
Foto: Bar da Romilda Negro, localizado na principal via do bairro
Há também quem mudou o ramo do trabalho com o passar do tempo. Sérgio do Nascimento é morador há 40 anos do bairro. Empresário, já foi dono de uma locadora que hoje é uma agropecuária. No total são 20 anos empreendendo dentro da Mina do Mato. Hoje ele faz parte, pela primeira vez, da Associação dos Moradores, e acredita que o bairro é especial por vários motivos.
Dirigindo pelas ruas do bairro ele contou como está feliz pelas conquistas que vieram por meio da associação e demonstrou o quanto gosta de fazer parte dela. Conversador, mostrou um brilho nos olhos de alguém que luta pelas causas que acredita serem tão importantes para a comunidade.
"Brigamos muito pelas ruas aqui dentro, e queremos que todos os moradores sintam-se incluídos no bairro. Não queremos deixar nenhuma rua para trás", disse.
Foto: Rua recém pavimentada, conquista da Associação de Moradores do bairro Mina do Mato.
Orlando da Silva, de 66 anos, é ex-morador do bairro, mas embora tenha se mudado em 1970, está sempre pelas redondezas visitando amigos. "Estou sempre por aqui onde me criei, tenho muitos amigos de infância aqui", disse.
Silva apontou para o outro lado da estrada e contou como o bairro mudou ao longo dos anos, ele mostrou onde ficavam estebelecimentos que já não existem mais e contou histórias da fila que se formava antigamente para pegar água.
Para ele, não há como falar do bairro sem mencionar o time de futebol Bonsucesso. "Meu pai foi treinador por 15 anos", disse. Hoje o time do bairro se chama E.C.Ferro Velho.
Foto: Bonsucesso Futebol Clube
Foto: Atual time do bairro: E.C.Ferro Velho
Falta sinalização de trânsito
A falta de sinalização foi uma das carências encontradas pela reportagem ao andar pelas ruas. Existe uma certa dificuldade em se localizar, já que a maioria das ruas não tem placa de identificação, e em muitas não há placas de orientação de trânsito. Essa é uma das maiores reivindicações feita pela maioria dos moradores.
"Estamos tristes, porque temos oito ruas novas pavimentadas, e agora com o crescimento do delivery, os motoboys chegam e não encontram a rua certa", explicou o morador Sérgio do Nascimento.
A necessidade de um Centro Comunitário
A falta de um centro comunitário que abrigue a comunidade também foi uma solicitação feita. "É uma coisa que precisa fazer aqui, frequentei centros em outros bairros pelo Clube do Idoso, bem bonitos, e aqui não tem", contou a moradora Romilda Negro.
Foto: Centro Comunitário do bairro Mina do Mato. Atualmente o espaço não está sendo utilizado por conta da pandemia.
Projeto Show de Bola trouxe resultados positivos para o bairro
Um dos projetos existentes na Mina do Mato é promovido pelo Instituto Show de Bola, em parceria com a Associação de Bairros. Por meio do esporte, as crianças aprendem e são inseridas num grupo, tendo a melhora de diversos aspectos, como na saúde e autoestima.
O projeto estava funcionando todos os sábados, das 9h às 11h, com crianças de 7 a 11 anos, sem custo para as crianças que também participavam de palestras com diversos temas. O projeto existe desde 2019. Os representantes da associação contam que o projeto trouxe resultados positivos para muitas crianças e famílias do bairro. Por conta da pandemia, o projeto está parado.
Foto: Parceria Projeto Show de Bola
Foto: Projeto Show de Bola
Comunidade vai ganhar creche
Está em construção na comunidade uma creche que atenderá mais de 350 alunos. A instituição de ensino fica próximo à empresa Setep Construções (apenas referência).
Foto: Creche em construção
Associação dos Moradores
Há um ano e meio, uma equipe de 17 pessoas está à frente da associação, além de voluntários que ajudam no dia a dia. Uma das recentes conquistas do grupo é a escadaria na rua Basílio Valentim Zili, que dará acesso dos moradores à rua Clarinda Milioli de Lucca. "A escada está em construção, deve demorar cerca de dois meses para finalizar", disse Valdi Martins, presidente da Associação de Moradores da Mina do Mato.
"Pretendemos agora, junto com a Prefeitura de Criciúma e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), montar um posto policial na Mina do Mato. "Esse posto vai atender não só a Mina do Mato, mas toda a região. É um sonho da comunidade e temos certeza que vamos conseguir também", ressaltou o presidente de bairro.
"Entre as melhorias recentes do bairro, está a vinda de lajotas para pavimentação. São ruas que estavam aguardando há 40 anos. Os moradores estão bem contentes, porque passava carro e a poeira entrava nas casas. Hoje as estradas são limpas. Tínhamos muitas ruas cheias de buracos e agora está muito melhor", contou o morador Renato da Rosa, que também faz parte da associação e já foi morador do Centro de Criciúma. Ele chegou a comparar os bairros, dizendo que Mina do Mato está até melhor que a região Central da cidade.
Foto: Sérgio do Nascimento, Valdir Martins e Renato da Rosa
Desde janeiro de 2021, o Portal Engeplus lançou uma série de reportagens para contar a história dos bairros de Criciúma. Antes de visitar a comunidade da Mina do Mato, a série já havia contado o desenvolvimento dos bairros Ana Maria e Nossa Senhora da Salete. Acompanhe o Portal Engeplus para, em breve, conhecer a história de outros bairros da maior cidade do Sul de Santa Catarina.
Leia mais sobre:
mina do mato.
Área central
Ao lado da ponte
Atenção, moradores
Segurança dos alunos
Oportunidade
Segurança dos alunos