Mineração

Doação de locomotiva a vapor proporcionará resgate histórico e fomentará turismo em Lauro Müller

Veículo foi doado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 28/12/2023 às 13:03
imagem da noticia
Foto: Divulgação/DNIT

A partir de janeiro de 2024, o município de Lauro Müller terá um importante resgate histórico. Por meio de uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e a Prefeitura de Lauro Müller, o município receberá a doação de uma locomotiva a vapor. A chegada do veículo está prevista para acontecer em janeiro de 2024.

Antes da chegada da locomotiva, ela está passando por um processo de reforma estrutural, com substituição de peças e pinturas. O restauro estava previsto para abril de 2024, mas foi antecipado para o mês de janeiro. Conforme a secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Lauro Müller, Patrícia Pontaldi, a restauro está quase pronto e a inauguração dela deverá acontecer com a realização de um festival na comemoração do aniversário do município, no dia 20 de janeiro. Mas, a data ainda não foi confirmada.

“Para Lauro Müller, se ela chegar em janeiro, no aniversário do município, será um presente para a cidade. Considerando o valor histórico significativo dessa conexão ferroviária, almejamos impulsionar o turismo em Lauro Müller ao trazer essa locomotiva de volta. A intenção é preservar a memória desses tempos, nos quais a ferrovia era o principal meio de transporte de mercadorias e pessoas na região”, destacou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Complexo turístico

Além de preservar a história do município, com a doação da locomotiva, a Prefeitura de Lauro Müller também tem a finalidade de fomentar o turismo. A locomotiva ficará exposta no Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, na antiga estação ferroviária. Desde a semana passada, o local está passando por reformas para ser transformado em um complexo turístico após a chegada do veículo.

“Como a reforma está finalizando, já estamos em preparação para recebe-lá. O espaço vai ser um complexo turístico bem importante, resgatando a nossa história. Principalmente, a história da ferrovia e história da própria mineração, já que a locomotiva era utilizada tanto para o transporte de carvão quanto para o transporte de pessoas”, enfatizou a secretária.


Locomotiva ficará exposta na antiga estação ferroviária. (Fotos: Divulgação/Prefeitura de Lauro Müller)

Sobre a locomotiva

A locomotiva a vapor é de modelo Santa Fé nº 207 e foi fabricada em 1949, na República Tcheca. Tem 19,5 metros de comprimento e pesa 180 toneladas. O veículo foi restaurado pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor e, atualmente, está em exibição no Museu Ferroviário de Tubarão. 

A Maria-Fumaça foi usada durante anos para o transporte de carvão mineral na região sul de Santa Catarina até o Porto de Imbituba, via ferrovia Tereza Cristina. A doação do bem, avaliado em R$ 110 mil, ocorreu em acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Leia mais sobre:

Lauro Müller,

mineração,

História,

locomotiva.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral