Por Denis Luciano - denis.luciano@engeplus.com.br
Em 24/10/2017 às 13:15O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, vem assumindo a proa de um movimento que visa projetar o nome do vice Eduardo Pinho Moreira como candidato ao governo do Estado pelo PMDB em 2018. Para fomentar a mobilização, Gastaldon estará em Joinville nesta quarta-feira para uma reunião com o prefeito Udo Döhler.
“O prefeito Udo comanda a maior cidade do Estado e o apoio dele é muito importante”, afirma Gastaldon. O argumento será o da necessidade do desenvolvimento integrado para todas as regiões. “O Sul não vai bem. De janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, cresceu apenas 0,2%, enquanto o resto do Estado cresceu 5 a 6%. É a vez do Sul”, sinaliza.
O prefeito lembra que será fundamental, para o próximo governador, levar adiante uma plataforma de desenvolvimento para todas as regiões, em conjunto. “Não adianta o Norte e o Vale do Itajaí crescerem muito e isso não se reproduzir em outras partes de Santa Catarina, e o Eduardo pode liderar essa nova fase”, afirma. “Mas isso não é um embate entre regiões”, lembra o chefe do Executivo içarense, que já promoveu reuniões na região com colegas prefeitos e outras lideranças para inflar o apoio ao vice.
Gastaldon ressalta que as obras de infraestrutura que a região vem recebendo ainda não são capazes de trazer um salto econômico. “Como a Via Rápida, ela vai levar um tempo para maturar e gerar desenvolvimento econômico”, pondera. “Vamos insistir com o prefeito Udo da importância de o Eduardo assumir o governo no ano que vem e, estando no mandato, ser o candidato do PMDB com viabilidade para vencer”, comenta.
Eduardo Moreira deverá ser o governador a partir de abril do ano que vem, quando Raimundo Colombo (PSD) pretende renunciar para concorrer a uma cadeira no Senado. Até então, o PMDB vem projetando, com o aval do próprio vice-governador, o nome do deputado federal Mauro Mariani para disputar a sucessão de Colombo. “O PMDB está repleto de bons nomes para disputar o governo do Estado. Nós vamos fazer a defesa da candidatura do sul, que nunca teve governador”, completa Gastaldon.
Pesquisa aponta Amin na frente
O instituto Paraná Pesquisas divulgou na última sexta-feira resultado de pesquisa de intenção de voto ao governo catarinense realizada entre os dias 12 e 16 de outubro entrevistando 1.554 eleitores em 64 cidades. O levantamento apontou a liderança do deputado federal Esperidião Amin (PP) com 30%. O senadorPaulo Bauer (PSDB) aparece em segundo lugar, com 20,3%. Mauro Mariani (PMDB) alcançou 9,9%, Décio Lima (PT) teve 8,5%, Jorginho Mello (PR) alcançou 5,1% e Gelson Merísio (PSD) chegou a 4,5%. A pesquisa tem margem de erro de 2,5% e grau de confiança de 95%.
Leia mais sobre:
governo do estado,
raimundo colombo,
PMDB,
Eduardo Moreira,
eleições 2018,
Udo Döhler.
Pensando no futuro
Política catarinense
Câmara de Vereadores
Sessão Ordinária
Apoio escolar
Pensando no futuro
Política catarinense
Câmara de Vereadores
Apoio escolar