Por Denis Luciano - denis.luciano@engeplus.com.br
Em 20/09/2017 às 11:27Conforme o último Censo do IBGE, eles são apenas 23 em Criciúma. Em Santa Catarina, 1.036. No Brasil, 107 mil. No Mundo há 13,4 milhões de seguidores do Judaísmo, religião que vive um dia especial. Este 20 de setembro é o ano novo judaico.
“Um dia muito especial para os judeus, que o guardam com celebrações mundo afora”, assinala o médico oftalmogista Henrique Packter, gaúcho radicado em Criciúma há muitos anos e que carrega no sangue a fé judaica. “Não sou um judeu praticante, sou um hebreu. Meus pais eram judeus”, conta.
Para os judeus está iniciando hoje o ano 5.778. “O calendário judaico é diferente do gregoriano. Estudos apontam que o calendário ocidental, que usamos, tem uma diferença de quatro a seis anos”, detalha. Packter lembra que, para os judeus, o ano tem no máximo 360 dias e os meses, os mesmos doze, oscilam entre 29 e 30 dias, não mais que isso.
E o ano novo é o limiar para outra data muito importante. “Daqui a dez dias é o Yom Kippur, o Dia do Perdão. Nele os judeus praticam 24 horas de jejum e evitam outras condutas como evitar usar calçados de couro, manter relações conjugais, passar cremes no corpo, banhar-se por prazer e usar eletrodomésticos. “Nessa data Deus, pela tradição, escreve os nomes de todos no livro da vida. Se o seu nome não for escrito é porque você está em dívida com Deus”, conclui.
Leia mais sobre:
Circuito PET.
Religião
Cortejo fúnebre
Despedida
Último adeus..
Último adeus..