criciúma

Segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível

Cerca de cinco mil meninas são aguardadas nas unidades de saúde de Criciúma

Por Cyntia Amorim - cyntia.amorim@engeplus.com.br

Em 25/09/2015 às 11:01
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Arquivo Engeplus

Desde o início do mês de setembro a Administração Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma campanha de intensificação da vacinação contra o HPV para meninas com idade entre nove e 13 anos. As unidades de saúde da cidade aguardam o retorno de aproximadamente cinco mil garotas que receberam a primeira dose da vacina. A vacinação protege as meninas do papiloma vírus, um dos responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de colo de útero, que está entre as maiores causas de morte entre as mulheres.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Joice Savi, a vacina não possui uma data específica para ser disponibilizada nos serviços públicos de saúde, porém, assim que for tomada a primeira dose, a família deve ficar alerta para aplicar a segunda seis meses depois. “A segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente contra o HPV até o recebimento da terceira dose, após cinco anos. Até o momento, apenas 61% da população foi alcançada”, ressalta Joice.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo. A vacina está disponível em todas as unidades com sala de vacina. Os pais e responsáveis devem levar as meninas com a carteira da vacinação. A dose aplicada é quadrivalente, protegendo as garotas de quatro vírus que desenvolvem os casos de câncer de colo uterino.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Segundo a coordenadora, as crianças e adolescentes que não receberam a vacinação devem procurar uma unidade de saúde e iniciar o esquema de imunização. “Quem nunca recebeu a dose e estiver dentro da faixa etária pode procurar a unidade de saúde para receber a primeira dose da vacinação. A meta da Secretaria de Saúde é de que até 2020 todas as meninas estejam vacinadas”, estimou.

Informações: Milena dos Santos / Comunicação Criciúma

Leia mais sobre:

vacina,

HPV.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde