jogo

Aspectos positivos e negativos do Pokémon Go

Raciocínio lógico e interação social são considerados benéficos ao jogador

Por Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br

Em 05/08/2016 às 12:56
imagem da noticia
Foto: douglas saviato

A sensação do momento em todo o planeta é o Pokémon Go. O jogo, que também já é febre em Criciúma, chama a atenção pelas suas peculariedades, como acidentes de trânsito e casos policiais. De acordo com a psicóloga, Michele Valeska Mendez, o jogo possui consequências positivas e negativas.

“O jogo desperta o raciocíonio lógico em busca do desafio de capturar os pokémons, bem como a curiosidade e a nostalgia do desenho animado. Além disso, o jogo faz com que a pessoa deixe o sofá, caminhe e saia do sedentarismo”, frisa.

Michele também destaca a interação com as outras pessoas, o que acaba trazendo uma relação social através do jogo, pois muitas vezes o mundo virtual isola o indivíduo. Ainda segundo Michele, o ideal seria que o jogador se aventurasse no aplicativo por um período médio diário de duas horas.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Quando noites de sono são perdidas e, consequentemente, o rendimento nos estudos e no âmbito profissional diminuem é um sinal de que algo está exagerado”, alerta. A psicóloga relata que cada vez mais as pessoas adoecem por causa do mundo virtual e é necessário haver um equílibrio.

“Como tudo na vida é preciso equilibrar para a distração não passar para uma compulsão”, salienta. Em casos mais agravados é necessário a ajuda de um profissional da área.

“As pessoas que estão ao redor do compulsivo podem perceber esse exagero e encaminhá-lo para um tratamento. Já existem locais específicos para o acompanhamento deste tipo de vício”, afirma. A Polícia Militar também orienta para o uso dos aparelhos celulares em vias públicas. 

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde