Criciúma

Parentes de presos farão protesto por melhorias no Presídio Santa Augusta durante pandemia

Manifestação acontecerá neste sábado, dia 11, em Criciúma

Por Rafaela Custódio -

Em 10/07/2020 às 23:17
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo Engeplus / Ilustrativa

Parentes de presos farão um protesto na manhã deste sábado, dia 11, em frente ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma. A manifestação acontecerá a partir das 10 horas e será contra as mudanças que aconteceram no sistema prisional em virtude da pandemia do coronavírus. 

A esposa de um detento que está no Presídio Santa Augusta há cinco meses relatou à reportagem do Portal Engeplus que os homens estão informando aos advogados que os presos estão tomando banho na água gelada, estão sem roupas de inverno e que algumas pessoas do presídio estão apresentando sintomas de Covid-19. “As marmitas que eles recebem também estão sendo entregues frias. Meu marido está há cinco meses preso e ele está passando frio, porque quando entrou era calor ainda e por causa da pandemia não conseguimos entregar roupas quentes e nem roupas de cama. Estamos preocupadas com os detentos. Eles erraram, mas eles possuem direitos”, declarou a mulher que preferiu não ter o nome divulgado. 

Ainda segundo a mulher, desde março as visitas estão suspensas em virtude da pandemia, porém os familiares entendem o momento. “Obviamente que é um vírus que ninguém conhece e por isso aceitamos não realizarmos visitas, mas os detentos precisam de cuidados também. Banho gelado? Isso é horrível. Estamos no inverno. Em quatro meses [durante a pandemia] vi meu marido uma vez por chamada de vídeo”, explicou. “Nosso protesto será pacífico e queremos apenas os direitos que eles possuem dentro do presídio, como roupa quente, cuidados com o novo vírus e comida decente”, acrescentou.  

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Diretor do presídio rebate acusações

De acordo com o gerente da Unidade Prisional, Rodrigo Ferreira, as medidas que estão sendo tomadas dentro do Presídio Santa Augusta são para evitar o contágio do coronavírus. “Estamos apenas seguindo determinações. Não tem nada de anormal acontecendo dentro do presídio. Os advogados estão lá todos os dias. Nesta sexta-feira [dia 10] recebemos a visita de uma juíza e ela conferiu as decisões que estão sendo tomadas”, afirmou. 

Ainda segundo Ferreira, 21 detentos positivaram para coronavírus, porém todos estão em isolamento dentro do Presídio Santa Augusta. “Todos fizeram o teste e são assintomáticos. Atualmente, temos 1020 homens presos na unidade”, explicou. “Os banhos são aquecidos, sim. Os banhos não são frios, não”, finalizou.

Leia mais sobre:

criciuma,

Coronavírus,

resídio Santa Augusta.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui