InternetData CenterAssinante

A sua TI tem Gestão?

Falta gestão na TI
A sua TI tem Gestão?
Por Willyan Goulart Em 24/06/2015 às 08:45

Muito se lê e ouve sobre o alinhamento da TI com o negócio. Também é dito que hoje não há mais negócios sem TI. Quem está certo? Qual é a verdade ou qual é a situação na sua empresa?

 Na minha opinião, considerando as empresas por quais passei, seja como colaborador ou como consultor, é que falta gestão na TI. Falta gestão da infraestrutura, dos serviços, da documentação, dos processos, da equipe e principalmente da comunicação.

 A comunicação com os stakeholders e equipes não é tratada com a devida importância ou efetividade. A TI não fala a mesma língua dos negócios, não utiliza essa habilidade, se apegando no “tecniquês” e omitindo, muitas vezes até desconhecendo, os principais e reais valores para a empresa.

 Não é o mais importante o fato do seu projeto ou proposta de investimento incluir o último modelo do equipamento X, a última versão do software Y, as especificações e comparativos técnicos entre as soluções. Todas essas sopas de letrinhas não fazem sentido para a maioria dos empresários ou C-level (diretoria). De tudo o que for apresentado nesse formato a única coisa percebida por esse público nessa comunicação será o preço! Precisamos que a TI entregue valor! Preço é relativo.

 E qual é o valor da TI para o negócio? E da solução que você está apresentando? Identifique a missão, visão, valores e estratégias da empresa e então traduza esses objetivos em projetos de tecnologia para viabilizá-los. O ROI desses projetos, alinhados com as estratégias, garantirão que o caminho para o famoso alinhamento da TI com o negócio saia do discurso e realmente vire prática, possibilitando até que em breve uma cadeira no board seja enfim ocupada pela TI.

 

Willyan Goulart

willyan@ntisc.com.br
 
Leia mais sobre: