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Gestão do conhecimento – parte 1

Podemos definir a gestão de conhecimento como um processo
Gestão do conhecimento – parte 1
Por Ronan Bitencourt Em 20/10/2015 às 10:00

Com o crescente avanço tecnológico nos últimos anos, o tema gestão do conhecimento vem ganhando força dentro das organizações. Empresas que estão implantando a gestão do conhecimento em suas áreas de negócio, conseguem evidenciar em pouco tempo os benefícios, tanto operacional quanto financeiros. O aumento de produtividade e eficácia, a satisfação do cliente, a redução do tempo médio de atendimento são algumas das melhoras que se destacam em um curto período de tempo, assim que implantados métodos de GC – Gestão do Conhecimento. 

Mas... o que é gestão de conhecimento? Porquê gerir conhecimento? Isso é possível?

Vamos separar esse artigo em algumas etapas para que fique simples e de fácil entendimento. 

O que é gestão de conhecimento?

Podemos definir a gestão de conhecimento como um processo. Processo esse que tem como principal objetivo e responsabilidade documentar, validar e disseminar o conhecimento de determinado colaborador, área, setor, entre outros. Esse conhecimento documentado, poderá ser utilizado para tomada de decisão ou até mesmo para melhorar a área operacional de empresa. Contudo, para que esse conhecimento possa ser utilizado por todos da organização, a gestão do conhecimento, ou o responsável por ela, deverá assegurar que todo conhecimento documentado fique acessível a todos. O responsável por essa gestão ou o processo de gestão de conhecimento deve também assegurar que as informações que serão disponibilizadas, estejam íntegras, atualizadas e validadas.  Irei apresentar no artigo Gestão do conhecimento parte 2, ferramentas que auxiliarão nessa tarefa.

Quais os benefícios a Gestão do Conhecimento podem trazer ao negócio?

Para realizar uma atividade na função que você realiza na sua empresa, você precisa de um conhecimento mínimo para realiza-la correto? Geralmente esse conhecimento é repassado por outra pessoa trabalha a mais tempo no setor e que conhece as atividades que você irá executar. O treinamento com o colega da trabalho pode durar alguns dias, semanas e em raras empresas meses correto? E você já se perguntou de onde vem esse conhecimento? De onde aquele pessoa que está o treinamento tirou esse conhecimento? Esse conhecimento podemos denominar conhecimento tácito, ou seja, conhecimento adquirido por experiências de outras pessoas que foram repassadas até chegar a você, em resumo, é o conhecimento que está na cabeça das pessoas, em anotações pessoais geralmente acessíveis apenas por aquela pessoa. 

A gestão do conhecimento vem para quebrar esse paradigma e disseminar esse conhecimento engavetado nas mesas de colaboradores que passaram e passam por situações e os documentam a fim de consulta-la em outra ocasião. Dentre os principais benefícios, destaco:

♦ Identificação de informações relevantes para melhoria no processo organizacional.

♦ Informações documentadas seguindo um formato padrão.

♦ Validação das informações documentadas.

♦ Acessibilidade das informações a todos da organização.

♦ Diminuição do retrabalho.

♦ Diminuição do risco de perda de informações.

♦ Diminuição de custos.

Com informações detalhadas acerca do funcionamento de cada área por exemplo, trará  como consequência agilidade na tomada de decisão da gestão. 

Ficou curioso sobre o assunto? Existe gestão de conhecimento em sua empresa?

No próximo artigo, irei abordar a gestão de conhecimento na TI e as ferramentas existentes no mercado para a gestão de conhecimento.

 

[Crédito da Imagem: Ideiademarketing

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Ronan Bitencourt
Vice-Diretor de Marketing NTI
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