InternetData CenterAssinante

Amadurecimento da Equipe de TI

O amadurecimento da Gestão da TI é um ponto que precisa ser trabalhado
Amadurecimento da Equipe de TI
Por Paulo Zanette Duzzioni Em 19/02/2016 às 08:00

O departamento de TI é visto pela empresa como um "mau necessário", que gera custo, responsável por resolver problemas de usuários, ou seja, trabalhar sempre de uma forma reativa, pois o ambiente em que trabalham não permite que sejam implantadas inovações, a não ser aquelas onde são impostas por alguma regra externa. Se alguma qualidade descrita anteriormente se encaixa com o TI da sua empresa, isso indica que o ele não está alinhado ao negócio e precisa de um amadurecimento.

A Tecnologia da Informação já conseguiu demonstrar a sua grande importância para o Negócio, o que precisa é que a equipe, começando pelos gestores de TI ou CIOs, definam um planejamento e principalmente a visão para organização em relação a novas tecnologias. Acompanhar inovação é sempre difícil, mas o departamento de TI não pode ficar sem ferramentas para acompanhar a evolução, se TI está alinhado aos negócios, a evolução nas ferramentas vai se tornar obrigatório, bem como, o treinamento e amadurecimento de toda a equipe para poder atender as novas demandas.

A adoção de um framework de gerenciamento, como ITIL, Cobit, PMBok, entre outros, ajudará muito para a mudança de visão e amadurecimento do ambiente como um todo. Podemos pegar como exemplo, Artigos de implantação de ITIL, parte 1 e parte 2 publicados por Andre Dalsasso, com uma visão de como o ITIL pode ajudar o departamento de TI evoluir e se tornar parte do negócio. Com a utilização desses frameworks, aos poucos vão mudando a cultura e principalmente a visão da organização com relação ao departamento de TI.

O amadurecimento da Gestão da TI é um ponto que precisa ser trabalhado, a equipe tem que buscar qualificação, tem que estar atualizada para poder apresentar a solução ideal para os problemas, por isso, devemos olhar para o ambiente como um todo e preparar a organização para a implantação de novas tecnologias, oferecer inovações ao negócio, fazer com que a TI seja um ativo estratégico na tomada de decisões. Que a TI seja um departamento que atue junto à direção, que alinhe a estratégia da organização com as tecnologias que podem auxiliar o negócio.

Como descrito, utilizando framework e amadurecimento da equipe, os colaboradores vão enxergar a tecnologia como aliada aos negócios e não como uma vilã que gera gastos, consome recursos e seja reativa. Começando com simples implantação e com tempo, o departamento de TI vai conquistar seu espaço e demonstrar sua importância aos negócios.

 

[Credito da imagem: Meritusrh]

______________________________________

Paulo Zanette Duzzioni
Diretor Marketing NTI
paulo@ntisc.com.br
Núcleo de Profissionais e Gestores de TI

ntisc.com.br
facebook.com/nticriciuma
linkedin.com/in/nticriciuma

Gostou do artigo? 
Sugestão, dúvida, elogio ou reclamação? 
Você gostaria de divulgar seu artigo no NTI?
Entre em contato conosco: comunicacao@ntisc.com.br
______________________________________

 

Leia mais sobre: