InternetData CenterAssinante

Crise ou Oportunidades no Cenário Tecnológico.

Trabalhar com menos recurso não quer dizer parar no tempo
Por Tecnologia Em 20/06/2016 às 08:31

Diariamente recebemos informações de diversas mídias, reportando o cenário político e econômico que afeta o Brasil e também diversos países da América Latina. Momentos de instabilidade são uma grande oportunidade para as companhias repensarem seus investimentos e é neste momento que a área de TI pode fortalecer o seu valor. Trabalhar com menos recurso não quer dizer parar no tempo, é sim o momento de olharmos para dentro de casa, fazendo da crise uma oportunidade, encontrando o lado positivo e definindo novas estratégias.

 

Em um cenário em que o discurso dos diretores é “fazer mais com menos”  a área de tecnologia precisa se redesenhar para manter o negócio competitivo. A crise esta inserida na mente das pessoas, mas quem é da área de TI precisa visualizar as oportunidades e buscar soluções mais eficientes que geram redução de custos e o aumento da produtividade.  Pensando na oportunidade de mostrar os diferenciais da área de TI, segue algumas dicas que certamente vão fazer a diferença:

Antes de iniciar qualquer processo para cortar custos, promova a conscientização da equipe de TI sobre a urgência em minimizar recursos e de adaptar-se aos novos ambientes operacionais. A equipe deve estar em um barco onde todos tenham conhecimento do destino, isso ajuda a remar na mesma direção, sendo crucial para garantir o sucesso nas ações.

Contratos de Pretação de Serviços: a crise esta aí, e é para todos, e os fornecedores de serviços estão aptos a conceder maiores descontos na renovação e atualização de seus contratos. Busquem eliminar serviços ociosos, aqueles que não trazem resultados significativos para o negócio.

Contratar Serviços Outsourcing: Terceirizar não significa eliminar o serviço, mas sim a oportunidade de reduzir custos e melhorar a qualidade e disponibilidade. Diversas empresas estão remodelando suas infraestruturas e aderindo ao Cloud Computing levando serviços para as nuvens e no atual ambiente que vivemos é uma estratégia corporativa. A terceirização pode ser uma grande aliada das novas ideias, liberando a equipe de TI como parte importante do negócio, e não somente como apoio operacional.

Analise, questione, avalie quais os benefícios no uso da tecnologia e o que vai agregar no cenário atual. Projetos em que você não consegue apresentar o ROI - , certamente serão engavetados e por isso você precisa aperfeiçoar seus meios de abordagem e principalmente, avalie o momento de apresentar o projeto.

No final da crise, o legado de aprendizagem e superação permanecerá e aqueles que não se adaptaram vão ficar apenas com as lamentações.

 

______________________________________
Fabrício Izidoro
Vice-Diretor Financeiro NTI
fabricio@ntisc.com.br
Núcleo de Profissionais e Gestores de TI

ntisc.com.br
facebook.com/nticriciuma
linkedin.com/in/nticriciuma

Gostou do artigo? 
Sugestão, dúvida, elogio ou reclamação? 
Você gostaria de divulgar seu artigo no NTI?
Entre em contato conosco: comunicacao@ntisc.com.br
______________________________________

Leia mais sobre: