InternetData CenterAssinante

VÍDEO: Satc cria aplicativo para movimentar prótese de mão

Software possibilita movimentos por meio de comando de voz do celular
VÍDEO: Satc cria aplicativo para movimentar prótese de mão
Foto: Divulgação / Portal Satc
Por Redação Engeplus Em 04/07/2016 às 14:42

Após seis meses de estudos, pesquisa com uma prótese de mão desenvolvida na Faculdade Satc cria aplicativo capaz de fazer uma mão artificial se movimentar por meio de um smartphone. A ferramenta possibilita o cadastro de diversos movimentos que fazem dedos e antebraço movimentarem-se por meio de comando de voz.

No momento, o projeto analisa as alternativas para mensurar a força e a sensibilidade necessária para que determinados movimentos possam ser efetuados. “A ideia central do projeto é voltada a uma solução de baixo custo que resulte numa proposta viável que contribua com a qualidade de vida, ajudando quem precisa de uma prótese”, comenta o coordenador da Engenharia Mecatrônica da Satc, João Mota Neto.

A mão artificial foi criada na Satc por método de impressão 3D. O comando de voz para smartphone foi desenvolvido em Delphi, linguagem ensinada durante a disciplina de programação aplicada I e II, possibilitando a abertura do aplicativo em qualquer plataforma.

“Esta é uma pesquisa com ganho em várias áreas e a intenção é colaborar para diminuir o abismo existente entre o meio acadêmico e os problemas reais da sociedade”, observou o bolsista do projeto, Fábio Feltrin da Silveira.

No vídeo, é possível perceber a prótese realizando movimentos básicos da mão.

( Colaboração: Redação Portal Satc )