Portal Engeplus
Publicidade
Arquitetura e Design Contemporâneo

“A Arquitetura deve emocionar”

Ruy Ohtake

Foto de João Rieth - arquiteturadesigncon@engeplus.com.br

Por João Rieth - arquiteturadesigncon@engeplus.com.br

2 min de leitura

Compartilhar:

Nos despedimos de um expoente da arquitetura e do design brasileiro: Ruy Ohtake. O arquiteto formado na USP, em 1960, fez parte da geração de profissionais que acompanharam a construção de Brasília e deixaram um importante legado à produção modernista e contemporânea, com mais de trezentos trabalhos realizados no Brasil e no exterior, desde estádios e escolas até apartamentos e escritórios.

Ruy trabalhou no Centro de Pesquisas e Estudos de Urbanismo da USP, em São Paulo, e abriu seu próprio escritório na Rua 24 de Maio. Foi também professor da Universidade Mackenzie e na FAU – Santos. Ao longo de sua carreira, ganhou mais de vinte prêmios, como o colar de Ouro do IAB, a Medalha de Anchieta, o Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo e o reconhecimento internacional no 20° Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, na China, em 1999.

Ruy Ohtake soube unir o conhecimento com a sabedoria, desenvolvendo sua própria linguagem a partir da influência dos arquitetos como Villanova Artigas e Oscar Niemeyer e de sua mãe, a artista plástica Tomie Ohtake, mesclando as novidades tecnológicas com uma plasticidade totalmente original. Suas formas orgânicas e arrojadas expressam a liberdade e a sensualidade das curvas, em cascas de concreto aparente, contrastadas com fitas ou planos de cores vibrantes, integrando espaços e valorizando-os por meio da luz.

Publicidade

O projeto mais conhecido de Ruy Ohtake é o Hotel Unique, em São Paulo – um dos exemplares modernos mais importantes do mundo. Ele também é autor do Instituto Tomie Ohtake, um espaço especialmente dedicado para a realização de mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, premiado na 9ª Bienal de Arquitetura de B. Aires. Ele também projetou o conjunto habitacional de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que recebeu o apelido de “redondinhos”, composto por 19 edifícios residenciais cilíndricos com fachadas coloridas; o Parque Ecológico do Tietê, o Expresso Tiradentes, ambos em São Paulo, e o projeto da Embaixada Brasileira em Tóquio. No campo do Design, colaborou com importantes empresas nacionais na área de revestimentos cerâmicos, móveis e sanitários.

João Rieth Arquiteto e Designer

Rua Cons. João Zanette 90/601

Criciuma SC (48) 999410853

www.joaorietharquiteto.com.br

@joaorietharquiteturadesign

Compartilhar:
Leia a seguirExpo DUBAI 2020: sustentabilidade e novas oportunidades