Biblioteca pública de Criciúma reúne 25 mil livros em acervo; saiba como utilizar
Localizado na região central, espaço possui aproximadamente mil obras de criciumenses
3 min de leitura

O Dia Nacional do Livro, celebrado nesta quinta-feira, dia 29, é uma oportunidade para lembrar e conhecer espaços dedicados à valorização da literatura. Em Criciúma, com aproximadamente 25 mil exemplares disponíveis, a Biblioteca Municipal Donatila Borba oferece gratuitamente consulta ao acervo, leitura no local, espaço para estudos e empréstimo de obras.
Aberta à comunidade, a biblioteca é localizada em um ponto estratégico para o acesso, estando na região central do município. Instalado na sede da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), na rua Coronel Pedro Benedet, desde 2024, o espaço, segundo a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini, aproxima os livros do cotidiano das pessoas.
“Temos leitores assíduos, que frequentam a biblioteca regularmente, e pessoas que vêm esporadicamente. Muitos aproveitam o horário de almoço para descansar, escolher um livro e passar algum tempo lendo. Também recebemos pesquisadores interessados em obras sobre a história de Criciúma e da região”, detalhou.
Do total de títulos, a biblioteca municipal mantém aproximadamente mil exemplares de 300 autores criciumenses. De acordo com Cristiane, o acervo contribui para valorizar a produção literária local e preservar a memória do município.
Melhorias no espaço e incentivo à leitura

O local, segundo a presidente da FCC, está recebendo alguns investimentos. A Fundação Cultural está substituindo algumas estantes para melhorar a organização e as condições de armazenamento dos livros. Além disso, conforme Cristiane, há a previsão de abertura de uma vaga para bibliotecário no próximo concurso público municipal.
“O objetivo é qualificar o serviço prestado. A presença desse profissional contribuirá para o tratamento técnico do acervo, a orientação aos usuários e o desenvolvimento de ações de incentivo à leitura”, pontuou.
A FCC, segundo ela, também trabalha em um projeto para digitalizar os cadastros da biblioteca, o que deverá facilitar a atualização de dados e o acompanhamento dos empréstimos.
Além do acesso à biblioteca, o município busca ainda estimular o contato com a literatura por meio da Feira do Livro de Criciúma, realizada anualmente no mês de julho, reunindo obras, escritores e atividades culturais. “A participação das escolas e a distribuição de vales-livro aos estudantes e professores da rede municipal contribuem para ampliar o acesso aos livros e estimular a formação de leitores”, destacou.
Como utilizar a biblioteca pública?
A Biblioteca Municipal Donatila Borba funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para fazer o cadastro, é necessário apresentar um documento de identidade e fornecer as informações básicas solicitadas pela equipe. No atendimento, os leitores recebem orientações sobre retirada, prazos de devolução e renovação dos empréstimos.




