Brasil

Queda de avião em Vinhedo (SP) mata 62 pessoas

Aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP)

Por Lucas Renan Domingos -

Em 09/08/2024 às 17:33
imagem da noticia
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um avião modelo ATR-72 da Voepass Linhas Aéreas, caiu na tarde desta sexta-feira, dia 9, em Vinhedo (SP). O acidente aéreo matou 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes que estavam a bordo. A aeronave de prefixo PS-VPB partiu de Cascavel (PR) e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP).

Em nota a Voepass afirmou que “acionou todos os meios para apoiar os envolvidos” e que ainda “não há confirmação de como o acidente ocorreu”. No momento da publicação do texto a companhia aérea ainda não tinha informações sobre as vítimas. Mais tarde, a Prefeitura de Vinhedo confirmou que não havia sobreviventes.

A Voepass disse ainda que a aeronave partiu de Cascavel sem restrições operacionais, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu nota lamentando o ocorrido. Leia abaixo:

A Anac lamenta profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nesta sexta-feira, 9 de agosto, e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes.

A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)

Os governadores dos estados de São Paulo e Paraná, Tarcísio Freitas e Ratinho Júnior, que estavam no Espírito Santo participando do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) deixarm o evento para se deslocar até vinhedo.

Em sua rede social, Freitas informou que equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil de São Paulo estão no local da queda do avião. A Superintendência da Política Técnico-Científica e a Polícia Civil paulista também estão mobilizadas no resgate das vítimas e das quipes do Instituto Médico Legal (IML) foram encaminhadas para o local para reforço.

“O Governo de São Paulo vai prestar todo o suporte e divulgar todas as informações necessárias. Minha solidariedade a todas as vítimas e afetados por essa tragédia”, escreveu o governador de São Paulo.

“Diante da tragédia envolvendo um avião que saiu do Aeroporto de Cascavel, eu e o governador Tarcísio Freitas vamos deixar o encontro do Cosud, no Espírito Santo, e ir até Vinhedo para acompanhar essa situação de perto. O Paraná está de luto”, publicou Ratinho Júnior.

Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência. O combate às chamas do local da queda foi finalizado. O Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC) também vai auxiliar na identificação dos corpos.

Leia mais sobre:

acidente,

brasil,

Avião,

vinhedo.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Brasil