Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidade
Precaução

Ciclone em Santa Catarina: 20 cidades do Sul do estado suspendem aulas; veja quais

As escolas estaduais também estão com aulas suspensas em todo o estado

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

2 min de leitura

Compartilhar:
Ciclone em Santa Catarina: 20 cidades do Sul do estado suspendem aulas; veja quais
Foto: Kauane Costa/Especial Engeplus

A formação e atuação de um ciclone extratropical nesta terça-feira, dia 9, em Santa Catarina fez com que 20 cidades do Sul do estado suspendessem as aulas na rede municipal, exclusivamente na terça-feira, em virtude de ventos fortes, chuva intensa e risco de alagamentos. As escolas estaduais também estão com aulas suspensas em todo o estado.

Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, apesar de o maior risco estar associado às chuvas intensas, não se descarta a ocorrência de tempestades severas, com vendavais e queda de granizo pontual entre a tarde e a noite desta segunda-feira, dia 8.

Dos Planaltos ao Litoral catarinense, a instabilidade ganha força entre a madrugada e a manhã de terça-feira, quando são esperados volumes elevados em curto período de tempo. As áreas que merecem maior atenção são a Grande Florianópolis, Litoral Norte e Litoral Sul. No litoral, além da chuva, o vento nordeste também sopra com forte intensidade ao longo da terça.

Publicidade

Na quarta-feira, dia 10, ainda são esperadas pancadas de chuva rápidas no estado, mas o risco diminui em relação aos dias anteriores. No entanto, o vento associado ao ciclone ganha força a partir da madrugada de quarta-feira. São esperadas rajadas de vento de direção oeste entre 60 e 80 km/h na maior parte das regiões. Nas áreas costeiras e serranas, essas rajadas podem chegar a 100 km/h em alguns momentos.

Na quinta-feira, a instabilidade diminui, mas na sexta-feira, dia 12, o processo de formação de uma nova frente fria deve voltar a deixar o tempo instável em Santa Catarina.

Veja abaixo as cidades que suspenderam as aulas na rede municipal:

Amrec

Balneário Rincão e Lauro Müller

Amurel

Tubarão, Laguna, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Jaguaruna, Pescaria Brava, Sangão

São Martinho, Treze de Maio, Imaruí, Rio Fortuna, Ermo, Passo de Torres, Gravatal, Armazém.

Amesc

Timbé do Sul e Praia Grande

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirCiclone: aulas serão suspensas na rede municipal em Tubarão