Por Redação Engeplus
Em 20/03/2018 às 17:24Especial - Felipe Rodrigues |
Steve Rogers sempre foi um exemplo de super-herói perfeito, cativando espectadores e outros personagens, vários grupos seguem sua liderança não pela sua autoridade, mas sim pela sua índole. O universo cinematográfico da Marvel não poderia ir para frente sem um personagem de tanto peso. Então foram feitos três filmes contando a historia e a evolução do Capitão.
Capitão América - O Primeiro Vingador
Steve Rogers (Chris Evans) é um bom rapaz, pequeno e frágil que sonhava em servir o país na segunda guerra mundial, por seu físico fraco e baixo foi recusado no serviço militar por várias vezes consecutivas. Até que finalmente foi aprovado pelo Dr. Abraham Erskine (Stanlei Tucci) e finalmente ingressou no serviço militar como sempre sonhou.
No começo foi muito criticado por seu físico frágil, mas o doutor viu que Steve tinha algo que nenhum dos outros soldados tinha, por isso Steve acabou sendo a primeira cobaia norte americana para o Soro do Super soldado, um soro que apenas Abraham sabia a fórmula e que aumentaria todas a s habilidades do corpo de Rogers ao limite físico humano. O experimento deu certo e Steve agora era o primeiro super soldado, porém imprevistos sempre acontecem e não puderam recriar o soro.
Irrequieto e sedento por justiça Steve se torna o primeiro Capitão América, lutando na frente de batalha contra os nazistas e causando um grande prejuízo a Hidra, organização militar responsável pelos avanços nazistas.
O primeiro filme serviu mais para apresentar o personagem ao grande publico, mostrar sua história e apresentar a Hidra e ainda de brinde o Caveira Vermelha(Hugo Weaving), porém foi um sucesso de bilheteria e critica em seu ano de lançamento.
Capitão América - O Soldado Invernal
Agora dirigido pelos irmãos Russo o longa contaria a história de Steve Rogers em nossa “era”, trabalhando como agente da S.H.I.E.L.D., a trama seguiu mais o rumo de espionagem, com revelações bombásticas e reviravoltas na trama, mostrando antigos inimigos do Capitão ainda vivos, ou parcialmente, com cenas de ação muito mais frenéticas e lutas muito bem trabalhadas tentando prezar pelo realismo mesmo com um protagonista com uma força beirando a sobre-humana.
Agora tendo um novo inimigo que também é um super-soldado e uma lenda no campo de batalha tanto como o próprio Steve, lutas muito eletrizantes e empolgantes surgem entre o Capitão e o Soldado Invernal, e de quebra ainda tivemos um leve toque de comédia para o filme não ficar muito sério. Fora a descoberta de que a Hidra continua ativa desde a segunda guerra mundial.
É considerado por muitos o melhor filme da trilogia, devido as reviravoltas, o excelente roteiro, novos personagens como o Falcão, fora as várias cenas de luta de vários contra o Steve, crescendo o personagem mais ainda.
Capitão América - Guerra Civil
Chegamos ao último filme, prometendo adaptar a famosa fase divisora de águas dos quadrinhos, o filme colocou dois grandes personagens de muito peso a discordarem por seus pontos de vistas diferentes, apesar de nenhum dos dois estar errado esse empasse acaba dividindo o grupo.
O tempo todo o longa faz o espectador ficar indeciso com qual lado tomar, mostrando os pontos positivos e negativos de cada lado. Ao mesmo tempo temos mais algumas revelações mostrando pontos em que o passado de Tony Stark e Bucky se cruzou. Novos personagens também foram mostrados como o Pantera Negra que agora ganhará também seu próprio longa, alguns retornam como o Gavião Arqueiro.
O longa foi muito criticado pelos fãs que esperavam uma pancadaria mais agressiva envolvendo mortes e destruição de cidades como nos quadrinhos, e só por isso não é o melhor da trilogia. Acabou escorregando um pouco ao aprofundar alguns personagens, e ao fazer um Barão Zemo muito diferente de sua mídia original. Talvez não seja a melhor adaptação de Guerra Civil mas que é um ótimo filme não há dúvidas.
Trilogia
Serviu para apresentar um dos maiores personagens da Marvel, e de longe um dos mais subestimados pelo grande publico em geral, sem dizer explicitamente seus poderes durante os três filmes todos os seus poderes foram mostrados, como sua força, o que mais aparece, além de seu leve fator de cura, quando foi mostrado que Steve não fica bêbado nem mesmo é afetado por qualquer tipo de toxina, decorrente de seu metabolismo aprimorado, é apenas um detalhe que soma na qualidade. Mas a história do Capitão América não se resume a um soldado marombado, é uma história de constante superação, antes mesmo de ser aprimorado Steve já era bom e nunca fugia de uma briga, e quando tomou o soro todas as suas qualidades vieram para fora, sua força e bondade, mesmo depois de ganhar seus poderes continuou indo para uma briga mesmo sabendo que as chances estavam contra, com frases como “Posso fazer isso o dia todo”, ou “Mesmo quando todos disserem que você está errado, é sua obrigação se por de pé e ficar contra”, por esses e outros motivos ele é o herói favorito deste quem vos fala.
Teve uma trilogia tão boa quanto o personagem, sem idolatrá-lo como a concorrente faz com seus personagens ou diminui-lo. Apenas mostrou porque o personagem é um dos pilares da Marvel desde sua criação. Ensinando a sempre encarar seus problemas de pé, a agir mesmo com medo, e essa á maior mensagem do peronagem.
Leia mais sobre:
Circuito PET.
Exibição gratuita
Filmes em cartaz
Programação de Cinema
Filmes em cartaz
Programação de Cinema
Filmes em cartaz
Programação de Cinema
Filmes em cartaz
Programação de Cinema
Filmes em cartaz
Programação de Cinema
Filmes em cartaz
Programação de Cinema
Filmes em cartaz
Programação de Cinema
Filmes em cartaz
Filmes em cartaz
Filmes em cartaz