Farol de

Farol de Santa de Marta tem menor índice de chuvas de SC

Por Vanessa Amando - vanessa.amando@engeplus.com.br

Em 07/12/2012 às 20:08
imagem da noticia
Foto: Foto: Divulgação prefeitura de Laguna
Continua após anúncio
Fim do anúncio
Muitos moradores e pescadores de Laguna têm uma sabedoria popular sobre a chuva naquela cidade. Ao perguntar para o seu Juca Silva, de 76 anos, se vai chover em Laguna, a resposta vem ligeira: "Que nada, o cabo de Santa Marta corta a trovoada. Espanta pra longe". O pescador dos Molhes da Barra pode não ter conhecimento técnico sobre o porquê desta situação, mas a afirmação tem um fundo de verdade.

Quem afirma é o climatologista da Epagri/Ciram de Urussanga, Márcio Sônego. Ele informa a previsão do tempo para toda a região e usa dados da estação metereológica instalada no Farol de Santa Marta. "A posição geográfica distante da encosta da Serra Geral é que faz a diferença", explica.

Laguna e o Cabo de Santa Marta estão localizados em uma região de Santa Catarina com menor índice pluviométrico anual. "Nos meses de outubro a março, época mais quente do ano, as chuvas de fim de tarde são mais comuns e intensas nos lugares mais próximos da Serra Geral, e menos comuns e menos intensas em Laguna, em especial no Cabo de Santa Marta", aponta Sônego.

Outra curiosidade é o maior índice de horas de brilho solar quando comparado ao interior da região. Laguna recebe 2.161 horas de sol por ano, enquanto em Urussanga este valor é de apenas 1.883 horas. Isto quer dizer que em Laguna o sol brilha mais do que no interior da região.

Questionado sobre as condições do tempo para o Verão em Laguna, o climatologista explica: "Inicialmente, havia uma previsão de Verão mais chuvoso devido à influência do fenômeno El Niño. Entretanto, o El Niño não se desenvolveu como o previsto, mantendo muito seco o tempo no mês de novembro e, muito provável também, que com menores índices de chuva nos próximos meses".

Colaboração: Comunicação Laguna
 
 

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Clima