Por Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br
Em 12/06/2016 às 10:10Atualização de matéria às 19 horas / Criciúma registrou a temperatura mais baixa dos últimos 29 anos no mês de junho neste domingo. Os termômetros marcaram neste amanhecer -1 grau. De acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, o registro anterior mais baixo no mês de junho ocorreu no ano de 1987, quando a temperatura foi de -1,9 grau. Na relva, o registro deste domingo foi ainda menor: - 4 graus.
Sônego ressalta também que este é o quarto dia consecutivo de forte geada na região. Neste amanhecer, a geada ocorreu, inclusive, na região central de Criciúma, como no bairro Santa Bárbara (fotos abaixo).
No litoral, o mar continua de ressaca. Na madrugada desse sábado, ondas de até três metros de altura invadiram as primeiras quadras de alguns balneários, como no Rincão e no Camacho, onde uma idosa precisou ser resgatada com uma embarcação. O frio intenso continua até amanhã. A partir de terça-feira a forte massa de ar frio ameniza no Estado.
Na agricultura, as temperaturas baixas causam prejuízos. Ainda de acordo com Sônego, o forte frio afetará os bananais com a queima da folhagem e o atraso na produção dos cachos. O frio vai matar também as pastagens e o produtor gastará mais com silagem e até na compra de ração e cana para suprir o gado.
Confira abaixo as mínimas na região nos últimos quatro dias. Na relva, a temperatura diminui até 3 graus. Medições conforme a estação meteorológica da Epagri/Ciram:
Dia 9: 0,3 grau – Na relva: -2,3 graus
Dia 10: 2,2 graus – Na relva: 0,2 grau
Dia 11: -0,6 grau – Na relva: 3,6 grau
Dia 12: -1 grau – Na relva: -4 graus
Leia mais sobre:
Circuito PET.
Alerta de ciclone
Mudanças no tempo
Risco de temporais
Região carbonífera
Previsão do tempo
Região carbonífera
Previsão do tempo
Alerta de ciclone
Mudanças no tempo
Risco de temporais
Região carbonífera
Região carbonífera