abaixo de zero

Criciúma registra frio mais intenso dos últimos 29 anos

Termômetros marcaram -1 grau; registro anterior mais baixo ocorreu em 1987

Por Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br

Em 12/06/2016 às 10:10

Atualização de matéria às 19 horas / Criciúma registrou a temperatura mais baixa dos últimos 29 anos no mês de junho neste domingo. Os termômetros marcaram neste amanhecer -1 grau. De acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, o registro anterior mais baixo no mês de junho ocorreu no ano de 1987, quando a temperatura foi de -1,9 grau. Na relva, o registro deste domingo foi ainda menor: - 4 graus.

Sônego ressalta também que este é o quarto dia consecutivo de forte geada na região. Neste amanhecer, a geada ocorreu, inclusive, na região central de Criciúma, como no bairro Santa Bárbara (fotos abaixo).

No litoral, o mar continua de ressaca. Na madrugada desse sábado, ondas de até três metros de altura invadiram as primeiras quadras de alguns balneários, como no Rincão e no Camacho, onde uma idosa precisou ser resgatada com uma embarcação. O frio intenso continua até amanhã. A partir de terça-feira a forte massa de ar frio ameniza no Estado.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Na agricultura, as temperaturas baixas causam prejuízos. Ainda de acordo com Sônego, o forte frio afetará os bananais com a queima da folhagem e o atraso na produção dos cachos. O frio vai matar também as pastagens e o produtor gastará mais com silagem e até na compra de ração e cana para suprir o gado.

Confira abaixo as mínimas na região nos últimos quatro dias. Na relva, a temperatura diminui até 3 graus. Medições conforme a estação meteorológica da Epagri/Ciram:

Dia 9: 0,3 grau – Na relva: -2,3 graus
Dia 10: 2,2 graus – Na relva: 0,2 grau
Dia 11: -0,6 grau – Na relva: 3,6 grau
Dia 12: -1 grau – Na relva: -4 graus

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Clima