Clima

Solstício: inverno começa hoje com a noite mais longa do ano

Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 20/06/2025 às 14:35
imagem da noticia
Foto: Mycchel Legnaghi

O inverno no Hemisfério Sul começa nesta sexta-feira, dia 20, oficialmente às 23h42, quando ocorre o solstício de inverno e o Brasil registra a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho.  

“O solstício de inverno é um evento astronômico que acontece hoje, ou seja, é quando o sol está no seu ponto máximo no Hemisfério Norte sobre o trópico de câncer a 23°C e 27 minutos de latitude norte. Então, acontece o dia mais longo do ano e aqui acontece a noite mais longa do ano. Por convenção, o Brasil adotou esse dia como o início do inverno”, detalhou o climatologista Márcio Sônego, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Extensão Rural (Epagri/Urussanga). 

Conforme Sônego, o solstício ocorre duas vezes ao ano - uma em junho e outra em dezembro - e, devido à inclinação do eixo da Terra, um hemisfério do globo fica mais exposto à luz solar quando começa o verão, enquanto o outro fica menos, onde passa a ser inverno. “O próximo acontecerá no dia 22 de dezembro, e depois tem o equinócio de primavera, que é dia 22 de setembro e equinócio de outono. São quatro datas astronômicas, o Brasil adotou como as datas para o início do inverno, primavera, verão e outono”, explicou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Solstício

A própria palavra solstício retoma o significado da expressão Sol parado, em latim, exatamente pelo fato de que, ao ser observado a olho nu, o astro parece concluir sua trajetória quando atinge esse ponto. A mudança na posição a cada nascer ou pôr do Sol não é vista nesse dia. Veja a figura abaixo: 

 

O que é Equinócio? 

Conforme o planeta e o Sol vão se aproximando novamente, a duração das noites vai diminuindo até que as trajetórias atinjam o ponto mais próximo da Terra, quando dia e noite têm a mesma duração e os dois hemisférios são igualmente iluminados.

Sobre o inverno no Sul de Santa Catarina

Em Santa Catarina, o inverno chega com promessa de geadas, possibilidade de neve na Serra e temperaturas acima da média no Sul do Estado. Segundo o climatologista Sônego, apesar dos picos de frio, as temperaturas devem ficar acima da média. “Em julho, os termômetros devem marcar aproximadamente 10°C de madrugada e 23°C pela tarde. Agosto terá 10,2°C pela madrugada e 23°C à tarde, e setembro varia entre 12°C e 24°C”, pontuou. Confira a previsão do inverno completa aqui. 

Leia mais sobre:

criciuma,

Santa Catarina,

frio,

epagri,

Inverno,

Solstício de inverno,

Solstício.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Clima