Por Emanuela Teixeira - emanuela.teixeira@engeplus.com.br
Em 03/07/2025 às 17:08O inverno iniciou oficialmente no dia 20 de junho e segue até o dia 22 de setembro, mas os dias de frio intenso serão menos frequentes nas próximas semanas no Sul de Santa Catarina. Criciúma teve uma semana com temperaturas abaixo de zero e formação de geada.
Conforme o climatologista Márcio Sônego, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o frio dos últimos dias na região Sul é ocasionado pela presença de ar de origem polar. Esse ar vem da Antártica, passa pela Argentina, Chile e pelo Uruguai e se instala na região Sul do país.
Essa semana o município de Criciúma marcou temperaturas negativas duas vezes nos termômetros. Uma na terça-feira, dia 1°, quando uma estação no bairro Sangão registrou -1,5 °C. E outra na quarta-feira, dia 2, com a temperatura de -1,3 °C. Foi registrada a ocorrência de geadas três vezes, nos dias 25 de junho e 1º e 2 de julho.
Apesar da última semana de temperaturas abaixo de zero e geadas, o frio intenso está prestes a dar uma trégua. “As madrugadas de terça e quarta-feira foram as mais frias do ano, por enquanto. Nos próximos 10 ou 15 dias não terá mais condição de formação de geada”, contou o climatologista.
Nos próximos dias, o Sul de Santa Catarina terá elevação na temperatura. Em alguns momentos, os termômetros podem registrar mais de 20°C. “Sexta-feira, começa com 6 °C, vai no máximo a 21 °C à tarde. Já sábado, começa com 7 °C e vai no máximo a 21 °C à tarde. E domingo, começa com 7 °C, vai no máximo a 20 °C à tarde”, pontuou.
Sonêgo ressaltou que temperaturas perto de zero acontecerão apenas em outras regiões do estado nas próximas semanas. “Não teremos mais condição de temperatura perto do zero aqui para o Sul. Porém, na região de São Joaquim e Bom jardim da Serra, pode haver geada entre quinta e domingo”, salientou.
O mês de julho, de acordo com climatologista, promete ser menos chuvoso. “A boa nova para julho, é que não vai chover tanto. O mês de junho foi muito chuvoso. De 90 milímetros, que seria a média, choveu 170 mm. O mês de julho promete ser mais seco”, ressaltou.
Leia mais sobre:
clima,
Cricúma,
Frio intenso,
Sul Catarinence.
Sem chuva
Previsão do tempo
Previsão do tempo
Previsão do tempo
Sem chuva
Previsão do tempo