Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidade
Futebol

Com sonho de profissionalizar adiado, Metropol mira disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Diretoria trabalha para viabilizar participação na competição

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

3 min de leitura

Compartilhar:
Com sonho de profissionalizar adiado, Metropol mira disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Foto: Beno Küster/FCF

O sonho de tornar novamente o Metropol profissional está adiado. A diretoria do clube não conseguiu formalizar as parcerias necessárias para que o projeto saísse do papel em 2022, com a disputa na Série C do Campeonato Catarinense, e a perspectiva agora é viabilizar a participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro.

No planejamento havia a perspectiva de retomar o futebol profissional neste ano. Com isso, o Metropol formou uma espécie de laboratório participando da Copa Santa Catarina sub-20, onde fechou a competição na sétima colocação do grupo A, com três pontos. A campanha teve três empates e quatro derrotas, mas serviu de experiência já que foi necessário empenho com logística e viagens, abertura do estádio para os jogos, contratação e inscrição de atletas, estrutura de treinamento e manutenção da comissão técnica. Mas para profissionalizar faltou verba.

“Ontem seria o prazo para iniciar o sub-20, que é uma exigência do time profissional que disputa a Série C. Deixamos para o ano que vem, esse ano não vamos disputar não. Não temos recurso, nem tempo hábil. É um ano de Copa do Mundo e fica muito em cima. Não queremos fazer dívida em um clube que tem o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) zerado”, explica o presidente do Metropol, José Carlos Vieira, o China.

Publicidade

Ao Portal Engeplus, o presidente explicou que o sonho está apenas adiado e que o clube seguirá em busca de viabilizar o futebol profissional de forma financeira e administrativamente. “Fizemos a experiência na Copa SC sub-20, que terminou no final de junho. A logística foi igual, com viagem, despesas, contratações, e nesse percursos houve consenso da diretoria e a conclusão de que para esse não daria. Obviamente se tiver condições financeiras e administrativas para dar um passo maior vamos fazer, mas o objetivo é formar atletas”, justifica.

Na Copinha?

Enquanto não avança o degrau pretendido, a diretoria trabalha nos bastidores para viabilizar parcerias que levem o Metropol para competições de base. A intenção é criar corpo e obter experiência em campeonatos federados, como foi a Copa SC sub-20. Neste cenário entra a possibilidade da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, disputada por jogadores nascidos entre 2002 e 2007, de 16 a 21 anos completados em 2023.

Atualmente, participam da Copinha os times melhores colocados no Campeonato Catarinense sub-20. Também há possibilidade por meio de convite da Federação Paulista de Futebol (FPF).

“Pensamos em ser clube formador. Esse é o objetivo, trabalhando o social, dando oportunidade para os meninos. Estamos implantando projetos para continuar a reforma do campo e dar estrutura para o social. Temos convite para a Copa São Paulo, mas carece de planejamento, para ver se recursos acabam sendo aportados pois tem viagem, hospedagem, segurança, tudo isso exige recursos e estrutura financeira. Temos a parceria com a empresa que nos ajudou na Copa SC e estão estudando a possibilidade de buscar recursos para colocar o Metropol na Copa São Paulo”, afirma o presidente do Metropol.

Atualmente o Metropol conta com equipes sub-11, 13, 15 e 17, vinculadas aos projetos sociais do clube e que disputam competições da Liga Urussanguense de Desportos (LUD). Os atletas do sub-20 foram dispensados para buscarem uma nova equipe, mas a campanha do Metropol rendeu frutos, caso do zagueiro Wilian, que foi contratado pelo Avaí.

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirApós apresentação de reforços, Juliano Camargo afirma que mais atletas serão contratados