Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Em risco

Criciúma empata em Goiânia e permanência na Série B fica para a rodada final

Tigre tomou gol com 40 segundos, virou, mas volta para casa com 2 a 2

Por Rafaela Custódio -

6 min de leitura

Compartilhar:

O Criciúma foi a Goiânia disposto a conseguir o empate, e o desafio foi conquistado com êxito. Com formação composta por quatro volantes de origem, o Tigre empatou por 2 a 2 com o Vila Nova na noite desse sábado, dia 17, no Serra Dourada, em partida válida pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O empate em Goiânia mantém o Criciúma fora da zona de rebaixamento, em 16º, com 44 pontos. A distância para o Paysandu, primeiro time dentro da área perigosa, é de apenas um ponto. Com isso, o Tigre depende das próprias forças para evitar a queda para a Série C. Na última rodada, os comandados de Mazola Júnior recebem o rebaixado Sampaio Corrêa no sábado (24).

Primeiro tempo

Publicidade

Não deu nem tempo de respirar e o Vila Nova abriu o placar. Em falta cobrada pela esquerda aos 40 segundos de jogo, Geovane subiu mais alto que a zaga, desviou de cabeça e abriu o placar.

A resposta veio aos 5 minutos, e em grande estilo. Após corte errado da zaga do Vila Nova, Eduardo chutou firme do meio da rua e mandou no ângulo de Rafael Santos, empatando o jogo.

Aos 9, o Vila quase retomou a dianteira do marcador. Moacir arrancou pela direita e cruzou rasteiro. Juninho bem que se esticou, mas não alcançou e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 14, foi a vez de Helder tentar. Ele arrancou pela esquerda, fintou Eduardo, mas a finalização de pé direito saiu.

Mazola Júnior foi obrigado a mexer aos 19 minutos. Em arrancada pelo lado esquerdo, Andrew sentiu a coxa e precisou ser substituído. Vitor Feijão ingressou na equipe.

Aos 20 minutos, Zé Carlos teve grande chance. Ronaldo rolou para Eduardo, que passou o pé em cima da bola e rolou para o camisa 9, que dominou e finalizou em cima do goleiro Rafael Santos.

Três minutos depois, Sueliton recebeu de Sandro e cruzou fechado. A bola desviou em Moacir e saiu com perigo. Na cobrança de escanteio feita pelo próprio Sueliton, Liel subiu livre e cabeceou para o fundo das redes, virando para o Criciúma.

Logo após o gol da virada do Tigre, o técnico do Vila, Hemerson Maria fez a primeira alteração. Geovane, contundido, saiu e entrou Washington.

Aos 26 minutos, o Criciúma voltou a assustar em escanteio. Marlon cobrou na cabeça de Fábio Ferreira, que cabeceou para fora.

Precisando da vitória para continuar sonhando com uma vaga na Série A, o Vila Nova passou a tentar atacar e, aos 34, Moacir arriscou de longe, mas a finalização saiu por cima da meta de Júnior Beliato. Quatro minutos depois, Mateus Anderson arrematou da entrada da área, mas o goleiro segurou firme no centro da meta.

O empate do Vila veio aos 49. Após cruzamento da esquerda de Washington, Mateus Anderson escorou para o meio, Elias girou em cima de Sandro e finalizou para o fundo das redes, igualando em 2 a 2. Foi o quinto jogo consecutivo que o Criciúma sofreu ao menos dois gols, sendo o décimo quarto nesse período.

Segundo tempo

Logo aos 2 minutos, Mazola precisou fazer a segunda mexida por contusão. Zé Carlos sentiu e pediu substituição. Nicolas entrou no lugar.

Aos 10 minutos, um velho conhecido do Tigre quase recolocou o Vila em vantagem. Após cobrança de escanteio de Alan Mineiro da direita, Diego Giaretta subiu com liberdade e cabeceou firme. Beliato voou no lado direito e fez bela defesa.

Cinco minutos depois, Alan Mineiro costurou na frente da zaga, deixou dois marcadores para trás e finalizou colocado, nas mãos do goleiro. No minuto seguinte, Mateus Anderson avançou pela direita, fintou Marlon e finalizou colocado. Beliato fez bela defesa. Na cobrança de escanteio, Elias escorou pela direita e Eduardo tirou embaixo da trave.

Aos 24, Giaretta assustou de novo. Em cobrança de falta rasteira, o zagueiro que passou pelo Tigre entre 2016 e 2017 obrigou Beliato a fazer nova intervenção no canto direito.

O Criciúma deu as caras em dois ataques aos 25 e 26. No primeiro lance, Fábio Ferreira chegou a marcar após rebote de escanteio, mas o árbitro assinalou uma falta anterior. Já no ataque seguinte, Nicolas e Feijão puxaram contra-ataque e o segundo arrematou de longe, a esquerda de Rafael Santos.

Aos 30, Maguinho cruzou da esquerda, Moacir escorou para o meio e Elias, na pequena área, cabeceou para fora.

Aos 37, o Criciúma quase voltou a frente. Vitor Feijão escapou pela esquerda e bateu colocado. Rafael Santos fez bela defesa, já que a bola iria entrar no ângulo.

Num vacilo da zaga, o Vila Nova quase marcou aos 42. A bola bateu e rebateu e Wesley Matos saiu na cara de Beliato, mas o goleiro saiu para abafar e fazer a defesa.

Nos acréscimos, aos 48, o Vila passou a rodear a área criciumense e Wesley Matos teve a chance de cabecear. A bola foi fraca e Beliato novamente defendeu.

Os mandantes seguiram pressionando, tentando o gol da vitória, mas o Criciúma se segurou como pode e garantiu o empate no Serra Dourada.

Ficha técnica

Vila Nova 2x2 Criciúma

Data: 17 de novembro, sábado

Horário: 19h30

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Público: 7.286 pagantes

Arbitragem: Árbitro Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG), com auxílio de Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza (ambos de MG)

Cartões amarelos: Geovane, aos 8 minutos do 1º tempo; Wesley Matos, aos 15 minutos do 1º tempo; Júnior Beliato, aos 36 minutos do 1º tempo; Zé Carlos, aos 50 minutos do 1 tempo; Jean Mangabeira, aos 22 minutos do 2º tempo; Liel, aos 22 minutos do 2º tempo; Helder, aos 31 minutos do 2º tempo; Eduardo, aos 50 minutos do 2º tempo

Gols: 1 a 0, Geovane, aos 40 segundos do 1º tempo; 1 a 1, Eduardo, aos 5 minutos do 1º tempo; 1 a 2, Liel, aos 24 minutos do 1º tempo; 2 a 2, Elias, aos 49 minutos do 2º tempo;

Vila Nova

Rafael Santos; Maguinho, Wesley Matos, Diego Giaretta e Hélder; Geovane (Washington), Moacir; Mateus Anderson, Alan Mineiro e Juninho (Rafael Silva); Elias (Rafael Barros)

Técnico: Hemerson Maria

Criciúma

Belliato; Sueliton, Sandro, Fábio Ferreira e Marlon; Liel, Jean Mangabeira, Eduardo e Ronaldo (Alex Maranhão); Andrew (Vitor Feijão) e Zé Carlos (Nicolas)

Técnico: Mazola Júnior

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirMPSC recomenda que torcidas organizadas retirem suas sedes do estádio Heriberto Hülse