Por Milena Nandi - culturaemcena@engeplus.com.br
Em 28/01/2021 às 18:57Você pai ou mãe, já pensou em colocar o seu filho na aula de capoeira (e até participar junto)? Pois saiba que esta representação cultural traz diversos benefícios, ao misturar esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Aos interessados, o projeto “Capoeira Beribazu Criciúma” oferece uma oficina gratuita para pessoas a partir dos 7 anos de idade. Os encontros ocorrem aos sábados, às 14 horas, na Casa do Hip Hop de Criciúma.
O projeto foi contemplado pelo edital da Fundação Cultural de Criciúma em 2020, que premiou projetos artísticos e culturais apoiados com recursos emergenciais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
O estudante do curso de Educação Física da Unesc e proponente do projeto, Filipe Alexandre Creaste, o Lipe Style, explica que os encontros têm duração de duas horas e incluem diversas atividades. “Trabalhamos musicalidade, noção espacial, coordenação motora e roda de capoeira, onde todos possam participar, criança, adulto, iniciante ou avançado”, comenta.
Para o Diretor da Casa do Hip Hop de Criciúma, André Tavares de Souza, a parceria com instituições e projetos é sempre muito bem-vinda e colabora para ampliar as atividades que a Casa oferece para a comunidade.
A oficina é ministrada por Lipe Style (estudante de Educação Física, educador social, professor de capoeira e monitor de projetos culturais) e por Edivan Melo da Rosa, conhecido como Pandeiro (graduando em Educação Física, educador social e monitor de capoeira).
Os interessados em participar podem entrar em contato com a Casa do Hip Hop de Criciúma por direct no Instagram @casadohiphopcriciuma.
Saiba mais
O nascimento da capoeira no Brasil remonta a época da escravidão. Muitos negros foram trazidos da África para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores e tinham na capoeira uma forma de luta e de resistência.
Para não levantarem suspeitas, os escravos adaptaram os movimentos da luta e os cantos para que parecesse uma dança e assim nasceu a capoeira brasileira do jeito que é hoje: gingada.
Os parceiros, de acordo com o toque do berimbau, executam movimentos de ataque, defesa e esquiva, simulando uma luta. Para jogar capoeira é preciso habilidade e força, mas especialmente, integração e respeito entre os parceiros. É, sem dúvidas, uma expressão cultural que colabora com o desenvolvimento saudável e a socialização.
Leia mais sobre:
cultura,
capoeira,
cultura em cena,
Casa do Hip Hop,
capoeira beribazu criciuma.
Cultura em Cena
Um amor chamado... Teatro!
Cultura em Cena
Um amor chamado... Dança!
Cultura em Cena
Cultura em Cena
Cultura em Cena
Cultura em Cena
Cultura em Cena
Cultura em Cena
Cultura em Cena