Defesa Civil alerta para temporais com risco de granizo em todo o estado nesta terça
O dia começa com chuva persistente e, por vezes, intensa no Litoral catarinense

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta segunda-feira, dia 23, sobre as fortes chuvas desta terça-feira, dia 24. O dia começa com chuva persistente e, por vezes, intensa no Litoral catarinense, devido à circulação marítima. Além disso, um sistema de baixa pressão se desloca sobre o mar, próximo à costa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, e a formação de uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável em todo o estado, trazendo condições para temporais isolados em todas as regiões, entre a tarde e noite. Os temporais vêm acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo.
Entre as regiões de Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul, os temporais se associam à chuva de circulação, contribuindo para a intensificação das chuvas. Portanto, nessas regiões, o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais. Em todo o estado, o risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Na madrugada desta quarta-feira, dia 25, o avanço da frente fria ainda mantém o tempo instável em Santa Catarina, com condições para chuva persistente e pontualmente intensa entre o Litoral e áreas próximas.
A Defesa Civil recomenda:
Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.





