Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidade
Geral

Departamento de Saúde de Maracajá alerta para baixa procura pela vacina da gripe

Apenas 39,6% do público-alvo foi vacinado

Por Redação Engeplus -

2 min de leitura

Compartilhar:
Departamento de Saúde de Maracajá alerta para baixa procura pela vacina da gripe
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Maracajá e o Departamento de Saúde lançaram oficialmente no dia 12 de abril a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe). Porém, dois meses depois, a procura pelo imunizante está abaixo do esperado.

Segundo levantamento da Regional de Saúde, a meta era imunizar na primeira fase da campanha 2802 pessoas, dos grupos prioritários (1199 idosos de 60 anos ou mais, 111 trabalhadores da saúde, 249 pessoas com comorbidades, 113 professores e 451 pessoas com deficiência), contudo o número de doses aplicadas até o momento são de 1110, totalizando 39,6%.

A diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves, alerta para a importância da vacinação contra a H1N1. "A influenza é uma doença grave e muitas vezes seus sintomas se confundem com a Covid-19, e pode evoluir de forma grave, principalmente em idosos, pessoas com comorbidades e gestantes", relata.

Publicidade

Michele salienta que a vacinação contra a gripe tem como objetivo diminuir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população alvo para a vacinação. "As pessoas precisam se conscientizar da importância de se vacinar, pois assim como a Covid-19, a H1n1 também mata. Por isso, fizemos um apelo para as pessoas que estão nos grupos prioritários que procurem o Cemasas para fazer a vacina", disse.

O Ministério da Saúde ressalta que, caso o morador seja do grupo prioritário para receber vacina contra covid-19, ele deve aguardar o intervalo de 14 dias para receber a vacina contra Influenza.

Vacinação

A vacinação acontece no Centro Municipal de Atendimento à Saúde (Cemasas), das 7 horas às 16 horas. "Devido à pandemia é importante que as pessoas se atentem ao distanciamento social, principalmente dentro do Cemasas, evitando aglomerações", finalizou a diretora de Saúde.

Grupos prioritários

A Campanha de Vacinação contra a gripe é realizada por grupos prioritários.

  • crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

  • gestantes;

  • puérperas;

  • trabalhadores da saúde;

  • idosos com 60 anos e mais;

  • professores das escolas públicas e privadas;

  • pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

  • pessoas com deficiência permanente;

  • forças de segurança, salvamento e forças armadas

  • caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

  • funcionários do sistema prisional;

  • população privada de liberdade;

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirConexão Criciúma: prefeitura aproxima da população o trabalho da Casa do Empreendedor