Por Joice Quadros
Em 26/05/2025 às 16:15Mesmo sem as autoridades competentes, até onde se sabe, darem a devida importância ao documento “Denúncia de Falhas na Gestão e Monitoramento de Riscos na Concessão da BR 101, Trecho Morro dos Cavalos, entre os municípios de Palhoça e Paulo Lopes, em Santa Catarina”, preparado pelo gabinete do deputado Estadual Mário Motta (PSD-SC), e encaminhado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) ao Ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, em 22 de abril de 2024, o deputado não desiste.
Para esta semana, adianta o deputado Mário Motta, seu gabinete deve estar apresentando novo documento, com relação à logística, transporte e obras no estado catarinense.
O documento anterior, de 2025, refere-se a “Omissão da própria concessionária em executar as intervenções necessárias, com aparente conivência da ANTT”. A concessionária citada é a Arteris Litoral Sul e ANTT é a sigla da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Com 20 páginas, este documento, disponível para leitura pública, é rico em análises técnicas acompanhadas de gráficos e números, descrevendo fatos, analisando termo aditivo do contrato de concessão com a Arteris, constatando situações que levam a mesma conclusão de descaso ou desatenção da concessionária e da ANTT. Depois de um ano protocolado na CGU, a autarquia convidou o deputado estadual Mário Motta, autor da proposta do documento, “para conversar sobre o assunto em Brasília”, neste mês de maio. (Entrevista com o Deputado Estadual Mário Motta (PSD-SC).
Joice Quadros. Economia, Mercado e Política. Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Jornalista, Professora e Pesquisadora, com obras publicadas. Especialista em Comunicação Empresarial, Educação e Meio Ambiente. Nasceu em Santo Ângelo(RS). Mora em Criciúma (SC).
Você pode enviar sugestões e comentários para o email economiaemercado@engeplus.com.br
Economia
Cidadania
Política
Rodovias
Economia
Cresce quase 30% a participação dos catarinenses em projetos sociais
As doações foram por meio do IRPF
Rodovias
Deputado Mário Motta cobra vias alternativas da BR 101
Alta solução com menor investimento