“Indústria química será referência no Sul do Estado”, diz empresário Jayme Zanatta
Visionário, presidente da Tintas Farben celebra 20 anos da empresa com colaboradores e representantes
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Por Ana Paula Cardoso - anacardoso@engeplus.com.br
Em 13/04/2013 às 08:01
Foto: Fotos: Ana Paula Cardoso
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Este ano é de celebração para o empresário Jayme Zanatta: Sua empresa Tintas Farben faz 20 anos de atividades. O empreendimento no segmento químico, que iniciou com a produção mensal de 60 mil litros de tintas ao mês há duas décadas, alcançou três milhões de litros ao mês e o planejamento estratégico traçado pela administração é, até 2022, chegar aos seis milhões de litros mensais. A meta certamente será alcançada; a empresa anunciou em Florianópolis, nessa sexta-feira, o projeto de ampliação do parque fabril na matriz, em Içara, um investimento superior a R$ 50 milhões cuja obra inicia no segundo semestre deste ano. Um investimento ousado, mas à altura do seu visionário presidente.
“Criciúma foi pioneira na exploração do carvão, na instalação da indústria plástica, na produção de cerâmica, amianto e tintas. A próxima vocação do Sul do Estado é a indústria química, apesar de o Rio Grande do Sul se polo, o segmento na região Sul catarinense cresce com velocidade e é capaz de superar porque cada um encontra um caminho , uma necessidade a suprir”, aposta o visionário e discreto Zanatta.
Nesse caminho, a Farben, fabricante de tintas e vernizes, prepara-se para a ampliação. Com a capacidade dobrada até 2022, no local será produzido também thinner para atender a demanda dos setores moveleiro, automotivo repintura, industrial e imobiliário. “No segundo semestre iniciam os trabalhos de terraplenagem dos pavilhões industriais, que serão feitos em etapas, de forma modular para que sejam ampliados e a obra evolua conforme a necessidade. A meta com isso é desafogar a atual produção, já que hoje trabalhamos em três turnos. Queremos duplicar a produção trabalhando em dois turnos e com mais segurança. A expectativa é de que a primeira etapa esteja concluída e pronta para operar em dois anos”, explica Ilmar Broch, diretor de comércio e indústria.
Em 2012, a Farben cresceu 16%, percentual considerado pela administração índice acima do mercado. A nova fábrica, além de contribuir para o crescimento no mercado interno, será um instrumento para o crescimento no mercado externo. Hoje, cerca de 5% do faturamento são de vendas para países como Paraguai, Uruguai, Equador, Chile, Colômbia e Bolívia. A empresa almeja atuar no mercado venezuelano, ampliar as vendas pela América do Sul, avançar pela Costa Rica, chegar ao México e atingir os Estados Unidos. “Sempre investindo na inovação de produtos, diferenciados. Queremos crescer mais de maneira sustentável com uma linha de baixa toxidade. A cada ano lançamos em média 500 produtos, que são soluções conforme a necessidade dos clientes. Temos 30 profissionais na área química que se dedicam na pesquisa de novos produtos dentro da empresa”, pontua Broch. Até 2022, os planos são de alcançar 22% na fatia do faturamento pelo mercado externo.
A Farben disputa o mercado com outras 889 empresas somente no Brasil. No exterior, além de encarar os concorrentes nos países que atua, encara a indústria da Espanha, da Itália e, claro, a da China, que atua em todas as frentes. Tal concorrência estimula novas linhas de produtos, mas incomoda também no preço; contudo, conforme Edmilson Zanatta, diretor administrativo, a China ainda não apresentou qualidade e por isso não conquistou o consumidor. E a Farben, que planejou a internacionalização da empresa em 2003, precaveu-se com a reação do concorrente na sua presença. “Um exemplo daquilo que nos diferencia é a linha de tintas para hospitais, com ação antimicrobiana que evita o desenvolvimento de fungos e bactérias e a linha retardante de chamas, que ainda não existia no Brasil e lançamos na última feira do setor em Bento Gonçalves (RS)”, salienta Zanatta.
A estratégia de marketing para se firmar no mercado e ampliar a área de atuação, além de ter o pentacampeão de Stock Car, Cacá Bueno, como garoto propaganda, parceria que já dura um ano, é estar perto dos clientes e indentificar o que eles precisam, resumiu Broch. E que venham os próximos dez anos, já devidamente planejados pela Farben.
Outros investimentos - Apesar do interesse no mercado externo, o foco e ponto de partida da Farben é a “casa”. Em 2011, foi adquirida uma fábrica em Arapongas (SP) para atender a demanda do maior polo moveleiro do Brasil. Naquela unidade, são produzidos 100 mil litros de tintas por mês. A empresa também investiu R$ 15 milhões na ampliação da fábrica de resinas (uma das principais matérias-primas da tinta) em Içara. Em 60 dias a fábrica terá autossuficiência na produção de resinas, com capacidade para triplicar a produção atual, que é de 300 toneladas ao mês.
Saiba mais - A Farben iniciou sua produção em julho de 1993 e fornece produtos para linhas moveleira, automotiva repintura, industrial e mobiliária. A maior parte de sua produção é destinada aos setores moveleiro e automotivo, com 40% de participação de cada um deles no faturamento. A marca é vendida em todo território nacional. A indústria emprega hoje 350 colaboradores e registrou faturamento de R$ 190 milhões em 2012.
O crescimento da empresa e seus planos e ações, como as informações acima, foram divulgadas durante a convenção dos 20 anos, organizada nessa quinta-feira e sexta-feira no Costão do Santinho, em Florianópolis. O Portal Engeplus viajou a convite da empresa.
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