Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br
Em 02/06/2014 às 21:59O aeroporto de Natal, cidade sede da Copa do Mundo, que será inaugurado neste sábado, tem toda a sua estrutura elétrica construída e garantida pela catarinense AGPR5, um dos braços do A5Group. A empresa, com sede em Criciúma, foi responsável pela montagem de todos os quadros de MT (Média tensão) BT (Baixa Tensão e QD/QT/QL (Quadros de Distribuição, ou Tomadas ou Iluminação) do empreendimento num total de 430 quadros elétricos do Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante/RN. Os painéis elétricos foram construídos em Criciúma, embarcados e transportados para Natal em carretas que atravessaram o país até descarregar na região metropolitana de Natal.
Com know how de 14 anos em projetos e instalações elétricas no setor de agronegócio, a AGPR5 se posiciona em um novo segmento de mercado após a conclusão desta mega obra de infraestrutura. A empresa através de seu gestor de negócios Jocenir Locks Silveira costurou o consórcio AGPR5/Siemens que se consagrou vencedor da concorrência feita pela Engevix que é uma das empresa do consórcio Inframérica, vencedora do primeiro leilão de concessão de aeroportos do país, realizado em 2011, garantindo-lhe a construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por “28 anos”, com investimento superior a R$ 500 milhões.
A montagem dos painéis elétricos iniciou em outubro do ano passado. “Tínhamos o potencial em casa, mas precisávamos do dobro de pessoas qualificadas neste setor. Montamos uma força tarefa e assumimos o contrato”, conta o CEO da AGPR5, Alvaro Ghedin, que mobilizou pelo menos 50 profissionais exclusivamente para o contrato. A empresa realizou desde o projeto elétrico até a instalação final. A entrega aconteceu nos meses de dezembro a fevereiro. Em abril o sistema já estava em fase de testes. Uma equipe permanece em Natal fazendo o serviço de comissionamento dos painéis, uma inspeção rigorosa para liberação de funcionamento definitivo. A empresa também fará a manutenção e suporte técnico dos equipamentos.
Entre os desafios enfrentados pelo setor de engenharia, estava o atendimento das ET (Especificações Técnicas) para um projeto dessa envergadura, desde o projeto desses quadros que envolvia tensões de 36KV até 380V, até industrialização e inspeção, feita na sede da AGPR5, em Criciúma. Dali os produtos eram embalados a cada 30 dias e seguiam os 4500 km via terrestre até Natal. Lá outra equipe era responsável pelo recebimento, montagem, instalação e comissionamento (re-inspeção). Esta estrutura garante a energia de todo complexo aeroportuário desde a subestação, torre de controle, terminal de passageiros, pistas e demais prédio do complexo.
O novo aeroporto de Natal foi o maior projeto em infraestrutura realizado pela AGPR5, que já foca novos negócios neste setor, que vai continuar a receber investimentos públicos e privados. O novo aeroporto de Natal possui 40 mil metros quadrados, dentro de uma área total de 15 milhões de metros quadrados e tem a concepção para ser o maior aeroporto em movimentação de carga do Brasil.
Colaboração: Ana Sofia Schuster/Novo Texto Comunicação
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