Por Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br
Em 26/10/2020 às 13:52Laboratórios de testes inovadores, um processo de produção próprio e qualidade garantida. Ocupando um dos lugares no pódio das três maiores produtoras de esquadrias de alumínio do país, a Alumasa está pertinho de nós. A empresa fica localizada em Urussanga, no Sul de Santa Catarina.
O Portal Engeplus visitou o local na última semana para conhecer o processo de produção que acontece totalmente dentro dos 50 mil metros quadrados da empresa. “Todo o necessário para que cheguemos ao produto final acontece dentro da Alumasa. Desde o recebimento da matéria prima até os detalhes finais como pintura, embalagem e venda”, destaca o gerente comercial Diovane Bittencourt.
Com atendimento nacional e internacional, a Alumasa atende 24 estados no Brasil e quatro países da América Latina. “Investimos pesado em tecnologia, pois sabemos da responsabilidade em produzir para grandes clientes, que exigem produtos de excelência”, avalia Diovani.
Crescimento e expansão
Fundada em 1986, a Alumasa é considerada uma empresa familiar, uma vez que a fundação e direção é de quatro irmãos. Com atuação em Urussanga, neste momento a empresa está inserida economicamente no contexto de inúmeras famílias, já que conta com quase 800 funcionários. Destes, a maioria é da cidade, mas entre eles também estão criciumenses, tubaronenses e outros moradores da região Sul de Santa Catarina.
Neste momento, a empresa investe na ampliação de seus negócios e implanta também duas filiais na Paraíba, onde já gerou 200 empregos diretos e indiretos. No Nordeste, os empreendimentos ficam localizados em Ingá e Caaporã.
Um processo de produção próprio e cuidadoso
A empresa urussanguense trabalha, principalmente, com alumínio e plástico, que dão vida a esquadrias e escadas, caixa de descarga, boias e assentos sanitários, mangueiras e engates flexíveis. Para a produção das esquadrias, por exemplo, a empresa mantém quatro processos: refusão, ferramentaria, extrusão e pintura. Já para os plásticos, a ordem de produção é: moldagem por sopro, extrusão e moldagem por injeção.
Estes materiais podem ser aplicados nos setores automobilísticos, naval e aeronáutico, na indústria moveleira, em painéis fotovoltaicos ou implementos rodoviários. No dia a dia, você encontra os perfis em construções civis, em fachadas ou complementos arquitetônicos.
Além disso, a empresa garante o cuidado com o meio ambiente. Nenhum resíduo é descartado, e tudo o que sobra ao longo do processo é reciclado, inclusive dentro da própria Alumasa. Ao fim do dia, colaboradores varrem a empresa para coletar os resíduos, que são separados em blocos. Este material é reaproveitado na produção. Abaixo, você confere os principais processos em fotos.
Refusão
Nesta parte do processo, a matéria prima é derretida e são produzidos tarugos de 4 a 8 polegadas de materiais diferentes, que serão utilizados nas próximas etapas de produção.
Extrusão
A extrusão é um processo em que o material é forçado por um orifício para receber um formato, que neste caso é o de perfis. A extrusão própria de perfis da Alumasa garante o padrão de qualidade dos produtos.
Ferramentaria interna
A Alumasa cria e produz as matrizes personalizadas das ferramentas, de acordo com a necessidade do projeto e estrutura do perfil.
Pintura
Ao final da produção, os materiais passam pela pintura que pode ter cinco cores diferentes, sete tipologias de textura em madeira ou uma cor personalizável para o cliente.
Iniciativa Timaco
Nas próximas semanas, você acompanhará no Portal Engeplus outras matérias divulgando empresas de nossa região. Essas reportagens fazem parte de uma iniciativa da Timaco para valorizar e incentivar empresas que continuam investindo na região Sul de Santa Catarina mesmo diante de dificuldades impostas pela pandemia. Veja abaixo o vídeo preparado pela Timaco para este momento:
Na galeria abaixo você confere outros registros da empresa Alumasa.
Leia mais sobre:
economia,
crescimento,
PLASTICO,
aluminio,
expansão,
alumasa,
esquadrias.
Brasil
Brasil
Economia
Empreendedorismo
Luz mais barata
Reeleita
Luz mais barata