Por Redação Engeplus
Em 19/04/2022 às 13:30Com 22 anos de história no Sul de Santa Catarina, a Cooperativa Acentra amplia a sua atuação no extremo Sul do Estado. Já presente em Criciúma, Içara e Tubarão, na manhã desta terça-feira, dia 19, uma nova unidade da Acentra foi inaugurada em Araranguá.
O Posto de Atendimento amplo e moderno está localizado na Rua Antônio Manoel Paulino, n° 700, no bairro Alto Feliz. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 16 horas, disponibilizando aos cooperados soluções financeiras, como: empréstimos, investimentos, consórcios, cartões de crédito e seguros, entre outros.
Acentra soma 28 mil cooperados em 22 anos de história.
Foco no desenvolvimento
Segundo a diretora Executiva e Administrativa da Acentra, Tatiana Cardoso Duzzioni Viana, a nova unidade em Araranguá significa um acréscimo ao desenvolvimento da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), pois a cooperativa incentiva a projeção de emprego e renda.
“Araranguá é uma cidade muito promissora, que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e a proposta da Acentra é junto com os cooperados do Extremo Sul contribuir para o desenvolvimento da Amesc. A nossa proposta é gerar mais desenvolvimento, emprego e renda, e por intermédio das sobras da cooperativa, que são distribuídas para os cooperados, continuar o ciclo de investimento nos negócios e famílias”, afirma Tatiana.
Assim como os serviços e produtos, a estrutura física da Acentra em Araranguá é pensada para solucionar problemas e tornar a vida do cooperado mais confortável. O exemplo disso é a preocupação em oferecer amplo estacionamento, instalação adequada para receber tanto pessoa física quanto jurídica, caixa eletrônico até às 22 horas, caixa presencial e colaboradores preparados para fornecer atendimento de qualidade.
“Hoje é um dia muito feliz para nós e de muito orgulho. Estamos inaugurando o nosso posto de atendimento em Araranguá. É uma estrutura pronta para atender os cooperados pessoa física e também uma estrutura especial para atender os nossos cooperados empreendedores. É um espaço amplo, o posto de atendimento traz conforto e comodidade. O cooperado pode sair de casa sem a preocupação de onde vai estacionar o seu veículo, pois temos um estacionamento amplo que dá condições dele vir sem preocupações", pondera a diretora Executiva e Administrativa da Acentra.
Cooperativismo como presente e futuro
O sistema financeiro tradicional tem fechado agências, o cooperativismo tem aberto. Queremos trazer para Araranguá um lugar que vai ter estacionamento que é nosso, é grande, vão entrar em uma agência bonita e agradável onde o colaborador é orientado para receber o cooperado de braços abertos e sorriso largo para que ele se sinta valorizado no negócio que é dele.
Dic Freire, presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa Acentra
__________
A Acentra conta com 28 mil cooperados na sua área de abrangência, de Imbituba a Passo de Torres, e soma mais de R$ 225 milhões em ativos. Norteada por princípios sociais voltados para a comunidade, a cooperativa oferece soluções financeiras que facilitam a vida e o bolso dos cooperados.
“A cooperativa tem princípios. O que gosto mais de lembrar é o atendimento à comunidade onde atuamos. Em termos de parceria, a nossa é com a comunidade onde estamos inseridos. Temos atividades sociais voltadas para a comunidade, ou seja, o Conselho de Administração trabalha para dar aos cooperados o melhor em soluções financeiras. Puxamos os empréstimos mais baixos que conseguimos, também tentamos tirar o cooperado do cheque especial, que é um pavor, e trazer ele para soluções mais econômicas e viáveis”, explica o presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa Acentra, Dic Freire.
Em Araranguá, o posto de atendimento está localizado no bairro Alto Feliz.
A Acentra faz parte do Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito nos três estados do Sul do país. Além do mais, a cooperativa possui autorização junto ao Banco Central para atuar em 34 municípios do Sul catarinense e atualmente possui quatro Postos de Atendimentos em Criciúma (Quarta Linha, Próspera, São Luiz e Santa Luzia), dois em Içara (Vila Nova e Centro), e dois em Tubarão (Oficinas e Humaitá de Cima). O de Araranguá é o nono a ser inaugurado e no planejamento da cooperativa existe a previsão para abrir um novo Posto de Atendimento no segundo semestre, na região da Amurel, em Braço do Norte.
“Até o final do próximo ano pretendemos chegar a 12 unidades. A Acentra faz parte de uma central chamada Ailos, que congrega 13 cooperativas. E esse conjunto de cooperativas têm hoje 1,3 milhão de cooperados. A Central Ailos é o principal sistema em cooperativa de crédito do país. Somos uma cooperativa de credibilidade e altamente profissional. Quem dirige é eleito após a eleição e campanha, onde os cooperados votam”, argumenta Freire.
Freire explica que esse cenário de cooperativismo norteia a Acentra desde sua inauguração, sendo replicado em todos os postos de atendimento. “O cooperativismo funciona quando as pessoas se tornam sócias da cooperativa. Entra com capital na medida da possibilidade e quando fecha o ano, em 31 de dezembro, são feitas as contas e sobra um valor. Esse valor nos bancos convencionais vai para os controladores do banco, na cooperativa esse dinheiro que sobrou da operação é dividido entre os sócios, no caso os cooperados. Isto quer dizer que está participando de negócio que é dela, ou seja, o cooperado sabe tudo que acontece, não há nada escondido. Ele é dono do negócio”, justifica.
O horário de atendimento da Acentra em Araranguá será de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Para mais informações, basta ligar para 0800 647-2200 ou acessar o site clicando aqui.
Leia mais sobre:
Araranguá,
cooperativa,
Acentra,
Cooperativa de crédito,
Cooperativa Acentra,
Sistema Ailos.
Brasil
Mercado imobiliário
Tarifaço
Dinheiro de volta
Alta na pecuária
Dinheiro de volta