CNPJs

Mais de 900 empresas foram abertas em Criciúma em janeiro de 2025

Valor é 40,48% maior que o mesmo período do ano passado

Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br

Em 26/02/2025 às 16:36
imagem da noticia

Criciúma registrou 944 novos empresas abertas em janeiro de 2025. O resultado representa aumento de 40,48% em relação ao mesmo período do ano passado e 140,2% em relação ao mês anterior. 

“Criciúma tem se tornado um polo de oportunidades no estado, com um cenário econômico que acolhe e apoia o surgimento de novas iniciativas, especialmente no setor de micro e pequenos negócios. Nosso papel é investir em uma gestão que estimula um ambiente propício para oportunizar novos negócios, atrair mais investimentos e intensificar a geração de empregos. Quase 80% dos novos negócios gerados em janeiro são de MEIs, o que também é um ótimo indicativo de que pequenos empresários estão impulsionando a economia de Criciúma”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Rocha Fabris, avalia que o aumento no número de empresas demonstra a confiança que os empreendedores em investirem no município. “Esses resultados são o reflexo de uma gestão comprometida com a desburocratização, a inovação e o apoio ao empreendedorismo, garantindo que Criciúma continue sendo a cidade mais dinâmica e competitiva do Sul de Santa Catarina. Os números positivos revelam ainda a confiança dos investidores e a atratividade do ambiente de negócios no município”, ressalta.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

De acordo com o secretário, os setores que mais impulsionaram o crescimento no mês de janeiro foi o de serviços, com destaque para os relacionados à parte estética, como cabeleireiros, manicures e pedicures. Também se destacam negócios relativos a promoção de vendas, preparação de documentos, entrega de malotes e serviços de entrega rápida, além de serviços de organização de feiras, eventos, congressos e exposições. O comércio, se destacou com abertura de novos negócios na área de venda de artigos de vestuário e acessórios. Já no setor industrial, a confecção têxtil teve predominância.

Taxa de crescimento

Em dezembro de 2024, o município registrou a abertura de 393 novas empresas. No mês seguinte, em janeiro de 2025, o número de registros aumentou exponencialmente, com um crescimento de 140,2% em comparação a dezembro. Em relação a janeiro de 2024, o aumento foi de 40,48%. 

Geração de empresas na Amrec

No cenário regional, a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) registrou um total de 1.639 novas aberturas de CNPJs. Criciúma teve destaque, sendo responsável por 58% das novas empresas registradas. 

Leia mais sobre:

criciuma,

economia,

empresas,

abertura.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Economia