Abastecimento

Samae de Araranguá: Aresc autoriza reajuste em tarifas

Aumento tem como base o IPCA e a inflação acumulada no período

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 11/04/2025 às 18:41
imagem da noticia
Foto: Eduardo Souza / Assessoria de comunicação do Samae

Em Araranguá, as tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e a tabela de preços dos serviços e infrações sofrerão reajuste em 11,6%, que tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), refletindo a inflação acumulada no período.

A autorização foi feita pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), e saiu no Diário Oficial na última terça-feira, dia 8. O diretor-geral do Samae de Araranguá Jairo do Canto Costa, o Jairinho, ressaltou que mesmo com o aumento constante dos custos operacionais, a tarifa de água permaneceu inalterada por 32 meses, desde julho de 2022. 

"Nesse intervalo, o Samae não apenas manteve seus serviços com qualidade e regularidade, mas também avançou significativamente em obras e melhorias. Implantamos novas Estações de Tratamento de Esgoto e de Água, reforçando nosso compromisso com a saúde pública e a preservação ambiental. Além disso, entregamos à população o Parque de Contemplação do Açude Belinzoni, um espaço que une lazer, natureza e valorização do patrimônio da cidade. Essas conquistas demonstram o esforço da prefeitura, comandada pelo prefeito César Cesa, que por meio do Samae trabalha para oferecer um serviço eficiente, moderno e responsável, mesmo diante de desafios financeiros e estruturais”, afirmouo diretor-geral do Samae Jairo do Canto Costa, o Jairinho.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A pauta possui 30 dias para ser publicada como decreto pelo prefeito municipal, conforme a assessoria de imprensa do Samae. A medida pode passar a valer a partir do mês de maio. O reajuste de 11,6% será em cada tarifa do contribuinte.

Leia mais sobre:

economia,

agua,

esgotamento sanitário,

tarifas.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Economia