Éder e Fabinho saem no BID e estão aptos a estrear pelo Criciúma
Estreia dos atletas passa pelo preparo físico e escolha do técnico Cláudio Tencati
3 min de leitura

Os nomes dos atacantes Éder e Fabinho, os mais recentes reforços do Criciúma, foram publicados no Boletim de Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira, dia 31. Com isso, os jogadores estão com seus contratos regularizados e podem estrear com a camisa do Tigre.
Não há data definida para que os atletas façam seus primeiros jogos com a camisa tricolor. A estreia passa pela finalização do preparo físico dos jogadores, que estão no clube a poucos dias, e pela escolha de Cláudio Tencati em colocá-los em campo.
Éder fez seu primeiro treino no Criciúma no dia 23 de janeiro, data que foi apresentado. Na coletiva, ele evitou de falar em prazo para entrar em campo, apesar de responder bem às atividades físicas.
“Temos que ter paciência. Desde a primeira conversa com o presidente eu comecei a treinar, mas eu acho que não podemos cometer erros para depois perder meses pela frente”, pontuou.Já Fabinho foi confirmado como reforço no dia 24 de janeiro e ainda não foi apresentado. O atleta também segue
em preparação física.

Sobre Éder
Eder Citadin Martins tem 36 anos e é natural de Lauro Müller. Ele foi formado nas categorias de base do Criciúma onde atuou profissionalmente entre 2004 e 2005, anotando 10 gols. Na sequência, Eder se transferiu para o futebol italiano, onde passou grande parte da sua carreira.
O primeiro clube de Eder na Itália foi o Empoli. O atacante teve uma passagem pelo Frosinone e retornou para o Azurri, onde fez sua melhor temporada com 27 gols marcados em 42 jogos. Na sequência vestiu as camisas do Cesena FC e do Brescia, sendo artilheiro da Série B do Campeonato Italiano com 28 gols. Na Sampdoria jogou por cinco temporadas e anotou 49 gols. Depois foi contratado pela Internazionale de 2015 a 2018, quando foi convocado para a Seleção Italiana.
Estreou com a Itália em 2015 contra a Bulgária marcando um dos gols do empate em 2 a 2 e foi o atacante titular na disputa da UEFA Euro 2016. No total, defendeu a seleção italiana em 26 partidas e anotou 6 gols.
Na China foram mais três temporadas pelo Jiangsu Suning, onde foi campeão nacional, em 2020. Nas duas últimas temporadas, Eder defendeu a camisa do São Paulo em 75 jogos e marcou 11 gols.
Sobre Fabinho
Fabio Augusto Luciano da Silva, de 23 anos, é natural de São José dos Campos (SP). O atacante foi das categorias de base do São Paulo, onde esteve do Sub-15 ao Sub-20 e se profissionalizou. Fabinho ainda atuou no Athletico Paranaense, na Chapecoense e no Vitória.
Na temporada passada o atleta esteve no Mirassol na disputa do Paulistão e da Copa do Brasil. No CRB, também em 2022, marcou 8 gols na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B.







