Por Redação Engeplus
Em 14/12/2016 às 14:55O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) realizou uma competição inusitada nesta terça-feira, dia 13. Formandos do curso técnico em Edificações construíram pontes utilizando apenas espaguete e cola, numa disputa para ver qual estrutura suportava o maior peso. As pontes mais resistentes foram capazes de suportar 90 e 128 quilos.
Realizada pela primeira fez no Câmpus Criciúma do Ifsc, o projeto foi inspirado na competição realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2004 e teve a coordenação dos professores Cleidson Alves e Anderson Muller. Participaram cerca de 80 alunos divididos em nove equipes.
Cada grupo tinha que construir uma ponte treliçada de até 900 gramas, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, com um vão de um metro de distância. Desde a semana passada, os alunos passaram a construir a pontes – trabalho que durou cerca de três dias. Para projetar a ponte, os alunos precisam exercitar noções de física, cálculo e estruturas, além de trabalhar com raciocínio lógico e habilidades manuais.
“A competição visa a trazer para a prática alguns conceitos trabalhados na disciplina de Sistemas Estruturais”, explica o professor Anderson. “Tudo não passa de uma brincadeira, de uma competição, mas que faz com que o aluno comece a entender como funciona estruturalmente o que vemos só na teoria. Antes de desenvolver a estrutura, eles precisam calculá-la. E na disciplina eles aprendem a calcular as treliças, que são utilizadas para várias estruturas em edificações”, completa.
A equipe vencedora era formada apenas por meninas, as alunas do terceiro ano do curso técnico integrado em Edificações Camila Pizetti, Eduarda Bortolon, Helena Fernandes, Laura Milak e Maria Júlia Milak. “A gente levou duas tardes e uma noite para montar a ponte. Como era final de semestre, foi bem corrido, até porque a ponte exigia bastante tempo e atenção, porque os materiais são bem frágeis. Mas no final foi bem legal. A experiência compensou e a competição foi bem divertida”, diz Laura.
A ponte vencedora tinha 1,153kg e foi capaz de suportar 90kg. No resultado final, o peso considerado foi de 70kg. A segunda colocada tinha 1,692kg e foi capaz de suportar 128kg. Com o desconto, a carga final considerada foi de 68kg. Na terceira posição, ficou a ponte que tinha 910g e teve carga final considerada de 59kg.
Colaboração: Daniel Cassol / Ifsc
Leia mais sobre:
Circuito PET.
Jornada acadêmica
100 professores
Visita no Sul
Quarta participação
Nova etapa
Tempos de mudança
100 professores
Quarta participação
Tempos de mudança