Por Redação Engeplus
Em 05/10/2018 às 16:10Uma aula de estimulação multissensorial em um espaço preparado para que as crianças interajam com o ambiente e colegas, estimulando seus sentidos. Assim foi o desenvolvimento dos exercícios: Cubo Sensorial e Cestos com Elásticos, com o Grupo 1 do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Carlos Piazza. As atividades fazem parte do projeto 'O que é isto? Que sensação é essa?', que está sendo desenvolvida pela professora Darlan Fátima da Rosa.
Segundo a professora, desde muito cedo, é preciso que as crianças recebam estímulos para que possam construir e desenvolver com essas informações seus próprios sentidos. “Explorando diversas texturas através do cubo sensorial e cestos com elásticos em forma de teia, as crianças são desafiadas a pegarem os objetos, no caso dos cestos e fazer tentativas de levantarem, no caso do cubo. Nesta fase da vida deles eles pesquisam, descobrem sons, texturas, medidas, pesos e sensações. Os bebês protagonizam a aprendizagem e dão sentido a experiência”, comenta Darlan.
Para que todas as crianças brincassem, a educadora observou o desenvolvimento das brincadeiras, o que cada uma gostou mais de fazer, os espaços que mais gastaram de ficar, os objetos que mais chamaram a atenção, em que momentos do dia estavam mais tranquilos ou agitados.
Colaboração: Milena dos Santos – Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc)
Leia mais sobre:
cubo sensorial.
Criciúma
Conscientização
Santa Catarina
Ambiente lúdico
Ambiente lúdico