Educação

Média global: entenda o novo método de avaliação adotado nas escolas estaduais de Santa Catarina

Alunos poderão ser aprovados mesmo sem atingir média seis em todas as disciplinas

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

Em 04/11/2024 às 15:31
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Foto: Cristiano Andujar/Secom SC

A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina adotou um novo método para avaliação de aprendizagem dos alunos da rede estadual de educação. A aprovação deixa de ser de maneira individual por disciplina e passa a ser por meio de média global, que é a soma de todas as notas dividida pela quantidade de disciplina.

Dessa forma, o estudante não precisa mais atingir a média, que atualmente é seis, em todas as notas finais das disciplinas. Para ser aprovado, basta que atinja a nota necessária na média global, como mostra o exemplo abaixo:

Nota disciplina 1 – 9,00

Nota disciplina 2 -  6,00

Nota disciplina 3 - 6,00

Nota disciplina 4 - 6,00

Nota disciplina 5 - 3,00


Soma das notas = 30,00

Número de disciplinas = 5

 

Média global (soma das notas/disciplinas) =  6,00


A alteração no método de avaliação, conforme a SED, atende à Resolução nº 043, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC). O uso da média global não será permitida para o aluno que não atingir frequência mínima de 75% no somatório das disciplinas. 

Para a SED, o usa da média global busca “melhorar a qualidade da avaliação e promover um acompanhamento mais efetivo do processo de aprendizagem dos estudantes”. A secretaria defende que a ideia do método “é evitar que um único momento de avaliação tenha um peso excessivo na nota final, permitindo que os estudantes tenham mais oportunidades para demonstrar seu conhecimento e evolução”. 

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Medida passa a valer a partir da sua publicação - Foto: SED/Divulgação

“Nosso intuito é sempre garantir as melhores condições para que nossos estudantes possam se desenvolver. Esta mudança fará a diferença para ver o desenvolvimento do estudante como um todo, levando em consideração a avaliação por habilidades e competências, também prevista em resolução do CEE/SC”, destacou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon

Críticas 

A alteração recebeu críticas dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC). Eles questionam o método e avaliam que o modelo prejudica alunos e professores. Para o Sinte/SC essa mudança durante o ano letivo visa garantir os índices necessários para recebimento de recursos que cobram uma boa avaliação da educação.

“A medida é uma manobra do governo para tentar melhorar os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que estão baixos, porém essa mudança agrava ainda mais os números de avaliação do ensino catarinense. Se o Governo do Estado quer uma melhor avaliação, é importante que invista na infraestrutura das escolas públicas e na valorização dos trabalhadores da educação”, ressaltou Evandro Accadrolli, coordenador do Sinte-SC. 

O sindicato defende que a média global tira dos professores a autonomia para avaliarem suas disciplinas. Já para os alunos, o método prejudica a análise das habilidades necessárias para ingressar em uma universidade. 

“Não será com uma medida dessas que apresenta uma série de questionamentos pedagógicos e técnicos, que o Governo do Estado garantirá uma melhor avaliação da educação pública. É com investimento na formação, na infraestrutura das escolas e na valorização dos professores, que se conquista qualidade na educação”, acrescentou o coordenador.

A categoria promete seguir questionando a decisão e cobrando ações para qualificar a educação no estado. A portaria publicada pelo Governo de Santa Catarina foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 29 de outubro e passa a valer a partir da sua publicação. 

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